Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VOTAÇÃO DOS PROJETOS DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE CAMINHA 2016 TERMINA SEXTA-FEIRA

Termina sexta-feira a votação dos projetos que os caminhenses querem ver desenvolvidos no concelho, no âmbito do Orçamento Participativo (OP) 2016.  Cada cidadão maior de 16 anos poderá votar em dois projetos e poderá fazê-lo presencialmente na Câmara Municipal, no Gabinete de Apoio ao Munícipe em Vila Praia de Âncora ou nas freguesias de Vilar de Mouros, Lanhelas, Seixas e Vilarelho. Esta tarde, a viatura itinerante estará na Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.

Votaçao OP 2016.jpg

A decorrer desde o dia 19 de setembro, o OP 2016 contempla 19 projetos a votação. Na verdade, até sexta-feira, os interessados em participar no OP 2016 poderão fazê-lo na Câmara Municipal de Caminha, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30 e no Gabinete de Apoio ao Munícipe em Vila Praia de Âncora, das 09h00/13h00 e das 14h00 às17h00. Para além destes postos fixos, o Município disponibiliza uma viatura itinerante que está a percorrer as freguesias do concelho. Esta tarde, estará na Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, entre as 17h30 e as 19h30. Amanhã, dia 12 de outubro, a viatura deslocar-se-á até à freguesia de Lanhelas, cujo local da votação será a Junta de Freguesia entre as 17h30 e as 19h30. No dia 13, a viatura estará na Junta de Freguesia de Seixas e no dia 14, na antiga Junta de Freguesia de Vilarelho. Em Vilarelho a votação vai decorrer entre as 16h00 e as 18h00.

Recorda-se que os projetos a votação são: Execução do projeto do Cais da Rua Sul – União das freguesias de Caminha e Vilarelho (65 mil euros); Requalificação da Rua D. Urraca – União das freguesias de Caminha e Vilarelho (65 mil euros); Recuperação do moinho de Vento do Carvoeiro – União das freguesias de Moledo e Cristelo (65 mil euros); Pavimentação do Estradão do Montanhão – União das freguesias de Moledo e Cristelo e União das freguesias de Caminha e Vilarelho (65 mil euros); Requalificação da Rua 13 de fevereiro – Vila Praia de Âncora (60 mil euros); Recuperação do Monte Calvário – Vila Praia de Âncora (65 mil euros); Homenagem às Crianças (construção de monumento) – Vila Praia de Âncora (30 mil euros); Forno comunitário (Do Campo à Mesa) – Riba de Âncora (45 mil euros); Aquisição de máquina retroescavadora – Riba de Âncora (65 mil euros); Aquisição de carrinha com grua – Riba de Âncora (55 mil euros); Rede WI-FI e postos internet gratuitos -  freguesias de Seixas, Lanhelas e Vilar de Mouros (65 mil euros);  Parque Infantil -  Vilar de Mouros (40 mil euros); Beneficiação do Jardim de Infância de Âncora – Âncora (65 mil euros); Parede de Escalada - Lanhelas (50 mil euros); Requalificação da casa das Pedras Ruivas – Seixas (65 mil euros); Requalificação do caminho da Aldeia – União das freguesias de Gondar e Orbacém(65 mil euros); Aquisição de duas viaturas e equipamento para a unidade de apoio domiciliário de Gondar e Orbacém – União das freguesias de Gondar e Orbacém (65 mil euros); Requalificação do parque de merendas junto ao rio Âncora – União das freguesias de Gondar e Orbacém (65 mil euros); eRequalificação do caminho entre Argela e Venade (Colarinha e Aldeia Nova) – União das freguesias de Venade e Azevedo e Argela (65 mil euros).

OOP de Caminha é um processo de participação cidadã, que visa assegurar o envolvimento dos munícipes na decisão anual sobre as prioridades de investimento público autárquico, reforçando, desse modo, os mecanismos de interação com a população, de transparência na alocação dos recursos públicos e de aprofundamento da democracia a nível local.  O Orçamento Participativo 2016 contempla uma verba de 195 mil euros, o que correspondente ao montante de IRS que se prevê que os munícipes do concelho paguem durante o ano de 2016.