Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIZELA: TODAS AS ESCOLAS SÃO IMPORTANTES

No seguimento da renovação do parque escolar edificado que a Autarquia está a levar a cabo durante este mandato, está em curso a obra de requalificação do Jardim de Infância de S. Paio, no âmbito do Fundo de Emergência Escolar, que visa suprimir as debilidades dos edifícios escolares e assim criar melhores condições para as crianças.

spaio1.jpg

Quando este Executivo Municipal tomou posse, um dos objetivos fundamentais foi inverter o paradigma no que concerne à relação entre a Autarquia e as escolas do Concelho e que, nos últimos anos criou uma grande clivagem entre escolas totalmente requalificadas e escolas em situações degradantes.

Assim, uma das principais ações nesta matéria foi a visita que o Executivo Municipal fez a todas as escolas, no sentido de identificar um conjunto de necessidades dos estabelecimentos de ensino do Concelho e onde foram diagnosticados os principais problemas de cada um deles.

Assim, a Autarquia criou o Fundo de Emergência Escolar, com o objetivo de suprir as carências mais significativas e prementes das instalações escolares do Município, tendo iniciado com a requalificação da Escola Básica Infias e agora com a requalificação do Jardim de Infância de S. Paio.

Esta obra de requalificação do Jardim de Infância de S. Paio assenta essencialmente na resolução do problema de humidade, através do revestimento de capoto em todo o exterior, assim como a pintura interior e exterior do edifício.

Para além destas intervenções pontuais, a Câmara Municipal estabeleceu protocolos de delegação de competências nas Juntas de Freguesia para a resolução de problemas correntes e diários de reparações no que concerne às escolas, apostando no fator proximidade, que se tornou determinante e preponderante no que respeita às efetivas necessidades dos estabelecimentos de ensino.

Apesar da preocupação da Autarquia na recuperação destas escolas e na rápida resolução dos seus problemas diários, a Câmara Municipal não esqueceu as grandes obras de requalificação, como é o caso das obras de requalificação do pavilhão e da Escola Secundária de Vizela.

Cumprindo a premissa deste Executivo de que a Educação é o Futuro, a Câmara Municipal irá privilegiar esta vertente, promovendo e operacionalizando medidas de desenvolvimento da educação, tomando este aspeto como determinante na qualificação e competitividade futura das gerações vindouras no Concelho.