Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIZELA TEM NOVA VARREDOURA

Câmara apresentou nova varredora de limpeza urbana

O Presidente da Câmara Municipal de Vizela apresentou esta tarde a nova varredora de limpeza urbana, no âmbito do programa ‘Vizela Mais Limpa’.

apres. varredora Vizela.JPG

Este novo equipamento de limpeza urbana vai efetuar a limpeza diária das principais vias do centro da Cidade e, quinzenalmente, a limpeza em cada uma das freguesias do Concelho e vem juntar-se ao novo camião de limpeza urbana apresentado em outubro passado, e que efetua a lavagem semanal das principais vias do centro da cidade e mensal em cada uma das freguesias do Concelho.

De realçar a mais-valia na aquisição da varredora mecânica pois diminui o número de funcionários afetos a essas funções e evita a contratação de serviços de varredura pontual, como em festas e feiras. Esta aquisição vai permitir a limpeza das principais vias do centro, a limpeza das freguesias, assim como o apoio à feira semanal, aos eventos e a limpeza de espaços públicos.

De destacar que esta aquisição se insere no programa Vizela Mais Limpa, implementado por este Executivo Municipal e cujos objetivos são: a substituição do sistema atual de recolha de resíduos urbanos porta-a-porta por um sistema por contentorização; a aquisição de varredora mecânica; a aquisição de camião de limpeza urbana; a colocação de contentores de recolha seletiva; e a promoção de ações de sensibilização.

De destacar ainda que, no âmbito da implementação do sistema de contentorização, a Câmara Municipal instalou já 40 contentores enterrados dos 54 previstos no centro da cidade, e até março de 2019, vai instalar mais 66 contentores semienterrados em todas as freguesias, num investimento de cerca de meio milhão de euros.

De realçar que o sistema de recolha por contentorização, por vários motivos, é técnica e ambientalmente mais vantajoso face ao sistema atualmente existente, permitindo não só uma redução com os custos de recolha, mas, acima de tudo, proporciona um ambiente mais limpo e agradável.

O Presidente da Câmara Municipal destacou que há um ano atrás, altura em que este Executivo tomou posse, Vizela encontrava-se muitos anos atrasada no que diz respeito à política de gestão de resíduos, pelo que decidiu alterar por completo a política ambiental em vigor na Autarquia, através da implementação do programa ‘Vizela Mais Limpa’.

Com implementação deste programa, a Câmara Municipal estima a poupança de um milhão de euros em 10 anos, tendo como objetivo fundamental a melhoria substancial da qualidade de vida de Vizela e dos vizelenses.