Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIZELA RECEBE PRESIDENTE DO INSTITUTO DOS REGISTOS E NOTARIADO

Presidente do Instituto dos Registos e Notariado visitou instalações dos serviços de Registo e Notariado de Vizela

No seguimento o pedido de reunião da Câmara Municipal de Vizela à Ministra da Justiça, no seguimento das diversas queixas relativas às instalações e serviços de registo e notariado de Vizela, uma delegação do Instituto dos Registos e Notariado, chefiada pela Presidente do Conselho Diretivo deste Instituto, Dra. Filomena Rosa, visitou esta tarde a Conservatória dos Registos Civil, Predial e Comercial de Vizela.

IMG_0099.JPG

Antes da visita, teve lugar uma reunão com o Presidente da Câmara Munipal, no edifício sede da Autarquia, na qual Victor Hugo Salgado teve oportunidade para sensibilizar para o problema  e pedir para que num curto período de tempo sejam criadas condições condignas nestes serviços.

Seguiu-se uma visita às instalações para verificar in loco as condições das instalações e de funcionamento deste serviço em Vizela, onde a Presidente do Conselho Diretivo do Instituto dos Registos e Notariado teve oportunidade de verificar as longas filas de espera, assim como o problema da exiguidade das instalações.

A Câmara Municipal chamou a atenção para a enorme procura e afluência que este serviço tem tido, tal como muitos serviços públicos do nosso Concelho, uma vez que, para além da sua área territorial, Vizela, por questões de proximidade, serve, ainda, mais freguesias de outros Concelhos, que utilizam vários dos seus serviços, designadamente serviço de finanças, serviço de segurança social, notário, conservatória, correios, centro de saúde, entre outros, o que significa que, diretamente, e por estas freguesias se encontrarem mais próximas do centro de Vizela do que do centro das respetivas sedes de Concelho, Vizela serve, ainda, mais 23.048, perfazendo, assim, um total de 47.048 habitantes diretamente servidos pelo concelho de Vizela.

A Câmara Municipal demonstrou a disponibilidade e abertura para intervir no seu edifício e criar condições para que este serviço fosse deslocalizado para a Praça do Município - Fórum Vizela.

A Câmara Municipal demonstrou ainda abertura para protocolar com a administração central, uma solução, através do Espaco do Cidadão, que ajudasse a colmatar e resolver as filas de espera.

Apesar de não ser da sua competência a resolução deste problema, a Câmara Municipal está atenta a toda esta situação e fará tudo o que estiver ao seu alcance para assegurar o bom funcionamento dos serviços prestados às populações e empresas do Concelho de Vizela, colocando-se, desta forma, ao lado dos Vizelenses na defesa dos seus interesses e dos interesses do Concelho.