Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIZELA RECEBE 6ª JORNADA TÉCNICA DE OPERAÇÕES DE SOCORRO DA ANAFS

Integrada nas Comemorações dos 25 anos da Fundação da ANAFS, realizou-se no dia 14MAI16, em Vizela, a 6ª Jornada Técnica de Operações de Socorro, organização conjunta da Delegação Distrital de Braga da ANAFS, como habitualmente do ISLA Leiria e do novel Sócio Colectivo, a Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela.

timthumb (8).jpg

 A presente Jornada soube, não só manter os altos níveis científicos e técnicos das anteriores realizações, como em alguns casos supera-las, a que não foi estranha a qualidade de instalações postas à disposição pela Real Associação, como pela eficiente organização apresentada pela Comissão Executiva, presidida pelo Professor Doutor Domingos Martinho do ISLA Leiria e apoiada num staff dirigido pelo Secretário-geral Dr. Rui Veloso, Delegado Distrital de Braga da ANAFS.

A excelência dos trabalhos apresentados nos dois painéis de que se compunha a Jornada e que se ficou a dever desde logo à qualidade que os dois moderadores puseram na sua missão, no primeiro, o Dr. Rogério Pinheiro, Presidente da Assembleia Geral da ANAFS e no segundo o Dr. Gonçalo Morais Sarmento, Presidente da APIS, receberam um conjunto de Palestrantes de real valor e que emprestaram à Jornada o nível que ela apresentou.

O Dr. Rogério Pinheiro, na sua qualidade de Geólogo, assumiu, na ausência do representante da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, o objectivo, brilhantemente conseguido, de explicar “O Enquadramento Geológico da Estabilidade de Valas e Trincheiras”, a que se seguiu de forma perfeitamente encadeada o Professor Engenheiro António Topa Gomes da Faculdade de Engenharia do Porto, abordando as “Boas Praticas de Segurança nas proximidades de Escavações” e a que se seguram, dentro dos conceitos de actuação o Subchefe Principal António Gaspar do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa que trouxe a visão da Escola daquele Regimento frente ao tema do Painel e Capitão Ribeiro Quelhas que apresentou de forma detalhada a capacidade técnica e operacional da sua unidade, o Grupo de Intervenção, Protecção e Socorro da GNR.

Da parte da tarde, durante o segundo painel, o Dr. Carlos Torres, Coordenador Médico da ANAFS, apresentou um importante tema respeitante às orientações médicas do INSARAG sobre “Medical Guidance Amputation and Dismemberment”, a que se seguiu o Dr. Federico Pedrosa, Coordenador Adjunto Médico da ANAFS DRC TEAM, que apresentou os “Procedimentos de Mortuária de Emergência no PNEPC”, a que de novo se seguiu o Capitão Ribeiro Quelhas com o “Apoio Médico de Emergência às Operações do GIPSGNR”, finalizando o Enfermeiro Rodrigo Pacheco, Adjunto de Coordenador para a Instrução da ANAFS EOC TEAM, com a apresentação, pela primeira vez, do “Centro Médico de Evacuação da ANAFS”.

A abertura de trabalhos esteve a cargo de uma Mesa d´Honra presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Vizela e de que fizeram parte o representante do Comandante do GIPS-GNR, o Presidente da Assembleia Geral da Real Associação Humanitária de BVV, Tenente General Cipriano Alves, o Director Académico do ISLA Leiria, Professor Doutor Domingos Martinho e o Presidente da ANAFS Manuel Velloso.

No encerramento, a mesa foi composta pelo Presidente da Junta da União de Freguesias das Caldas de Vizela, pelo Presidente da APIS, pelo Presidente da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, João Costa, pelo Presidente da Assembleia Geral da ANAFS e pela Adjunta de Comando do CBVVizela, Drª Ana Alves. Durante o evento, esteve disponível uma mostra de materiais e equipamentos de socorro no foyer das excelentes instalações da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela. 

timthumb (1).jpg

timthumb (1) (1).jpg

timthumb (2).jpg

timthumb (3).jpg

timthumb (4).jpg

timthumb (5).jpg

timthumb (6).jpg

timthumb (7).jpg