Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIZELA INSTALA NOVOS CANDEEIROS NA PRAÇA DA REPÚBLICA

No seguimento das obras de requalificação obras de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria, integrada no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e no Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável – RUS, foram já colocados os novos candeeiros na Praça da República.

De destacar que os novos candeeiros dispõem de luminárias LED, na sequência do processo de remodelação da rede de iluminação pública no Concelho que, além de mais eficientes, vão também permitir ao município uma poupança na fatura da eletricidade. Estes candeeiros vão também dispor de pontos wifi para acesso à Internet.

O objetivo da Câmara Municipal é proceder à substituição das luminárias existentes através da instalação de luminárias LED em todo o Concelho, efetuando uma poupança dos consumos energéticos, assim como a redução efetiva da percentagem de emissão de dióxido de carbono para a atmosfera.

A obra de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria tem um valor de 1.843.085,00€ e será comparticipada pelo FEDER a 100%, sendo que à Câmara Municipal caberá apenas o pagamento dos trabalhos a mais ou imprevistos.

O projeto de requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria é de extrema relevância para o Concelho, e vem no seguimento do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana de Vizela e do RUS - Plano de Ação - Regeneração Urbana Sustentável, e envolve a reestruturação do desenho da Praça, a reorganização da circulação viária dos arruamentos confrontantes, permitindo aumentar a utilização do espaço por parte da população, assim como criar uma zona de estacionamento.

Um dos aspetos fundamentais deste projeto de requalificação é a conjugação entre o passado e o futuro, apostando na valorização do espaço urbano, projetando a Praça da República para o futuro do Concelho.

A Câmara Municipal considera a requalificação e revitalização da Praça da República e Jardim Manuel Faria uma obra de extrema relevância para o Concelho e que vai deixar orgulhoso cada vizelense, pelo que apela à cooperação e compreensão de todos os moradores e comerciantes, pedindo desculpa por todos os constrangimentos, sendo que a Autarquia irá envidar todos os esforços para que as intervenções decorram de modo a minorar o seu impacto no quotidiano dos munícipes.