Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIZELA INICIA PROCESSO DOS CENSOS 2021

Durante o mês de abril, o Instituto Nacional de Estatística, I.P. (INE) vai realizar o XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação – Censos 2021.

CENSOS-2021.jpg

Para tal, foi já realizada uma reunião de trabalho para preparação do processo Censos 2021 em Vizela, apos a qual foram ministradas as sessões informativas a recenseadores e coordenadores de freguesia, as quais tiveram lugar na Casa das Coletividades, e cujo objetivo foi o de preparar as equipas de todas as freguesias do município para o trabalho de campo.

Assim, e por razões de segurança, o Município de Vizela, procedeu, previamente, à realização de testes COVID-19 a todos os intervenientes que irão estar em contacto com a população.

Chegados a este ponto, a partir do próximo dia 5 de abril e até ao dia 18, será entregue a todos os alojamentos, pelos recenseadores devidamente identificados e credenciados pelo INE, uma carta contendo um código e uma palavra passe necessários para responder aos Censos 2021, sendo esta depositada nas caixas do correio, colocadas por baixo da porta ou entregues em mão.

Nesse seguimento, a partir do dia 19 de abril e, preferencialmente, até ao dia 3 de maio, toda a população deverá responder via internet, acedendo ao sítio censos2021.ine.pt e, depois de colocar o código e a palavra passe constantes da carta e responder a todas questões, deverá escolher a opção “entregar” quando terminar, sendo este o procedimento mais fácil, simples e seguro.

Não obstante, os recenseadores prestarão apoio, através das mais diversas formas, a todos os respondentes que não possuam condições de responder através da internet.

Importa ainda referir que, ao longo de mais de 150 anos, os Censos têm colocado à disposição da sociedade o maior retrato estatístico de Portugal. Os organismos públicos, as entidades privadas e os cidadãos em geral, reconhecem a utilidade da informação censitária, enquanto fator essencial para a planificação de serviços ou para a definição de políticas em áreas como a educação, a saúde, a habitação e o emprego.

Censos 2021: Contamos todos. Contamos com todos. Sem si, não estão todos!