VISITA GUIADA COM HOMENAGEM A JOÃO VERDE EM MONÇÃO – CRÓNICA DE ANIBAL SERAPHIM
Sábado, dia 2 de novembro, pelas 16h, o autor da exposição de fotografia “O Rosto da Natureza”, Aníbal Seraphim, irá realizar uma visita guiada na exposição que está patente na Galeria de Arte do Cineteatro João Verde, em Monção, até ao dia 8 de novembro.
Dada a data da visita guiada coincidir com a data de nascimento do poeta regionalista João Verde, 2 de novembro de 1866, será realizada uma homenagem ao João Verde, com a presença de alguns dos seus descendentes.
De salientar que esta homenagem decorre no ano em que o cineteatro celebra 75 anos de existência.
Sobre a exposição, conta com 50 fotografias, mais um díptico, e retrata 10 anos de imagens ao mundo enigmático da natureza com imagens captadas com a famosa máquina Pentax cor-de-rosa nas Serras da Arada, do Caramulo, da Estrela, da Freita, de Valongo e das Mesas, sem esquecer a interação humana com a natureza na forma de lazer e da ruralidade.
Depois da imagem que dá nome à exposição já ter passado por Rio Maior, Coimbra, Oliveira de Frades, Vouzela, Porto e Avintes, entre 2020 e 2023, em 2024 a fotografia que foi captada na região de Lafões chega a Monção num formato diferente de todas as exposições anteriores e acompanhada de imagens inéditas, com fotos de maiores dimensões e agregando fotografias da mesma temática de várias das 14 exposições individuais que o autor já realizou, nomeadamente “Enigma do Rosto”, “Cheira bem, cheira a Lafões” e “Lafões é um jardim”.
A imagem de “O Rosto da Natureza” é o ponto de partida e a fonte de inspiração central da exposição, prosseguindo com o que a natureza pode proporcionar visual e sensorialmente, com as várias texturas e imagens curiosas, em que o autor desafia o visitante a imaginar o que um simples detalhe de uma árvore ou de uma pedra poderá induzir a mente a ver mais além, interpelando enigmaticamente a que mesma imagem tenha interpretações diferentes de pessoa para pessoa.
A mostra fotográfica retrata 10 anos de imagens ao mundo enigmático da natureza com imagens captadas com a famosa máquina Pentax cor-de-rosa, nas Serras da Arada, do Caramulo, da Estrela, da Freita, de Valongo e das Mesas, sem esquecer a interação humana com a natureza na forma de lazer e da ruralidade.
A viagem termina com fauna, flora, rostos, enologia, paisagens e património patentes nas 15 fotografias premiadas nos concursos de fotografia do “Descobrir.org”.