Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VINHOS “OFICIAIS” DOS 900 ANOS DE PONTE DE LIMA – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS

PHOTO-2025-02-20-11-40-24 (1).jpg

UM FESTA ESPECIAL, TAMBÉM VINHO(S) ESPECI(aL)IS

O vinho verde tinto Lethes da casta vinhão, é o preferido por muitos consumidores hoje e amanhã na vila de Ponte de Lima, por ocasião dos 900 anos da fundação do município pela condessa do Condado Portucalense, e depois Rainha de Portugal, D. Teresa.

Produzido na Quinta de Vilar ou da Fonte da Pia em Arcozelo, propriedade com mais de quatrocentos anos de existência pela documentação existente no arquivo da família proprietária e no da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, o Lethes é um bom harmonizador com pratos de carne, especialmente Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, cabrito e cabidela de galinha do campo.

Mas, quanto a brancos fomos informados da elevada preferência registada já no fim de semana pelo Loureiro da Adega Cooperativa local: o seu top, o Colheita Selecionada. Fundada em 1959, a cooperativa tem somado ao longo da sua existência numerosos prémios nacionais e internacionais, salientando-se na Europa e Ásia. As encomendas por parte dos sectores da restauração aumentaram, e as reservas de mesa também, especialmente jantares para hoje, repasto seguido do concerto gratuito no areal com os CALEMA e no fim, a monumental sessão de fogo de artifício.

image001 (26).jpg