VILA VERDE REALIZA ESPADELADA DO LINHO
1º Aniversário MUSEU DO LINHO
Espadelada do Linho
Sábado, 06 set, 15h30
Museu do Linho, Marrancos
1º Aniversário do Museu do Linho festejado com 30 mulheres a Espadelar o Linho
Este sábado, 6 de setembro, a partir das 15:30, vai celebrar-se o primeiro aniversário do Museu do Linho, em Marrancos, Vila Verde, com uma monumental Espadelada do Linho, protagonizada por 30 mulheres da Associação Recreativa e Cultural de Marrancos (ARCM). Esta é uma das mais aguardadas atividades da programação turístico-cultural, Na Rota das Colheitas, um roteiro que homenageia o universo da ruralidade.
Sábado é dia de festa para a cultura de Vila Verde e do país. O único museu nacional exclusivamente dedicado a retratar o ciclo do Linho celebra o primeiro ano de atividade. O momento vai ser festejado com a realização de uma monumental Espadelada do Linho, em frente ao Museu, na antiga escola primária da freguesia.
Protagonizada por três dezenas de mulheres e raparigas da ARCM, distribuídas por diversos engenhos artesanais de transformação do linho e trajadas com roupas de campo, este promete ser um cenário deslumbrante para os saudosistas da atividade e uma visão nova para os que nunca assistiram a uma espadela do linho.
Entoando modas antigas, com temas associados ao linho, acompanhadas por concertinas, estas mulheres, não vão ter uma jornada sossegada. À semelhança de antigamente, os ‘Mascarados Sem Juízo’, rapazes disfarçados que outrora invadiam estas tarefas rurais, para acicatar as moças e infernizar os serões de trabalho, garantem nesta tarde recriar esse espírito e espalhar humor e divertimento.
No final, vai ser servida uma merenda, com pataniscas, broa e ‘vinhão’, entre outros petiscos típicos, potenciando o convívio e a interação entre os visitantes e a população local.
Esta é uma oportunidade ainda para desfrutar de uma visita guiada ao Museu do Linho, conduzida pelo ‘mecenas’ do mesmo, o Sr. Abílio Ferreira, um entusiasta da cultura rural da região e um profundo conhecedor do ciclo do linho.
O Museu do Linho foi inaugurado há um ano atrás, após a reabilitação do edifício da escola primária de Marrancos, com o contributo da União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo e do Município de Vila Verde. Abílio Ferreira cedeu todo o espólio de artefactos que compõem o conteúdo do museu, assim como as imagens que o ilustram no interior.
Em maio deste ano, a propósito da comemoração do Dia Internacional dos Museus, foi lançado o percurso pedestre 'A Volta do Museu do Linho', com cerca de 3,8km, cujos principais atrativos são a passagem pela capela de Nossa Senhora da Guia e pela Cova dos Mouros, antiga exploração mineira romana de ouro, uma forma de acrescentar atratividade a este núcleo museológico.
O Museu do Linho tem entrada gratuita e está aberto, todo o dia aos sábados, e domingos, de manhã. À semana, mediante marcações feitas por telefone, junto do Sr. Abílio Ferreira (253 381 219 ou 919 625 131). Mais informações na página do Facebook: museu.linho. Coordenadas GPS para chegar ao museu: 41º 39’ 58” N, 8º 31’ 11” W.