Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA VERDE PREPARA AVENTURA NA DESPEDIDA DE FEVEREIRO DO M~ES DO ROMANCE 2014

Novos produtos, soluções empresariais, natureza e o último desfile de sonho em acessórios de moda

A última semana da quinta edição do Mês do Romance, em Vila Verde, vai ficar marcada pela Aventura e a energia das novas ideias, contacto com a natureza, sem esquecer o lançamento das últimas linhas de produtos Namorar Portugal. Mas o grande destaque vai para a final do IV Concurso de Acessórios de Moda ‘Lenços de Namorados, Escritas de Amor’, a 28 de fevereiro.

1212

A Semana da Aventura é a última mas nem por isso a menos ocupada, estendendo até aos dois primeiros dias de Março o efeito do amor de Fevereiro, Mês do Romance, começando esta segunda-feira, 24 de fevereiro e só terminando no domingo, 2 de março.

SEGUNDA, 24 de fevereiro, 11:00

Apresentação da Linha de Cerâmica de Sandra Ribeiro

A jovem empreendedora Sandra Ribeiro, que se tem notabilizado na organização de eventos dedicados ao artesanato no concelho de Vila verde, vai apresentar, no Espaço Namorar Portugal, a linha de cerâmica inspirada nos motivos dos Lenços de Namorados, pintadas pelas mãos da própria.

SEGUNDA, 24 de fevereiro, ADIADO

Apresentação do Cartão Jovem ‘Namorar Portugal’

A sessão marcada para esta data fica adiada para uma data a designar, que vai acontecer em Março, o mês com vários dias marcantes associadas à juventude. A sessão vai contemplar a assinatura de um protocolo de parceria entre a MOVIJOVEM e o Município de Vila Verde, com o ‘apadrinhamento’ do IPDJ.

TERÇA, 25 de fevereiro, 09:30

II Jornadas Técnicas – Soluções Empresariais para a Região

A Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela vai ser cenário da realização das II Jornadas Técnicas, coorganizadas pela ATAHCA e pela cooperativa Aliança Artesanal, dedicadas ao Investimento e empreendedorismo na Região, abarcando vários setores. Temas como programas de investimento comunitário, empreendedorismo empresarial, preservação do património, cultura e formas de exploração agrícola e turística em territórios rurais, vão ser discutidos por painéis de oradores convidados, entre os quais se encontram os empresários da Cerveja Letra e da Chocolate com Pimenta e a vereadora da Cultura do Município de Vila Verde, Dra. Júlia Fernandes, que abordará o projeto do Centro de Dinamização Artesanal – Aliança Artesanal.

Programa das II Jornadas Técnicas – Soluções empresariais para a Região

09:30: sessão de Abertura

Prof. José Mota Alves, Presidente da direção da ATAHCA

Dr. António Vilela, presidente do Município de Vila Verde

Painel I

Moderação: Eng. Paulo pereira, Técnico da ETL do GAL da ATAHCA

10:00 Desenvolvimento Local de Base Comunitária (2014-2020) - Prof. José Mota Alves, Presidente da direção da ATAHCA

10:30 Empreendedorismo em Territórios Rurais – Eng. Francisco Pereira e Eng. Filipe Macieira (Cerveja Letra); Pedro Sousa e cristina Pimenta (Chocolate com Pimenta); José Carlos Costa, Agroturismo e Enoturismo (Terras de Amares)

11:20 Cofee Break

Painel II

Moderação: Dra. Paula Isaías, coordenadora da cooperativa Aliança Artesanal

11:30 Empreendedorismo em Territórios Rurais (cont.): Dr. Luís Aguiar, ‘Importância da recuperação d Património Sacro para a Dibamização Turística’; Tadeu Alves, ‘Produção de Pequenos Frutos’; Dra. Júlia Fernandes, ‘Projeto: Centro de Dinamização Artesanal – Aliança Artesanal’

12:20 Encerramento com Dra. Júlia Fernandes, vereadora da Cultura do Município de Vila Verde

QUARTA, 26 de fevereiro, 10:30

Comemorações do 40º Aniversário da APPACDM Vila Verde: Espetáculo Musical, Grande Lenço de Namorados, Feirinha de produtos

Fevereiro, Mês do Romance integra este ano as comemorações de uma data memorável para uma das instituições sociais mais relevantes no concelho, pela ação que desenvolve junto dos utentes e famílias destes. A APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Vila Verde comemora 40 anos. Ao integrar a programação, a associação integra-se na realidade desta entidade e a sociedade toma conhecimento das fantásticas obras que os utentes da APPACDM criam, fruto da sua criatividade, mostrando que a inspiração que vem dos Lenços de Namorados é transversal a todos. Um espetáculo musical e a exposição e venda de artigos produzidos pelos utentes vão marcar o programa deste dia, cujo destaque vai para o Lenço de Namorados, de dimensões extraordinárias, bordado por toda a comunidade de utentes, auxiliares, familiares e amigos da APPACDM.

QUINTA, 27 de fevereiro, 11:00

Apresentação da Linha de sapatos ‘Mensagem de Amor 2014’

A R.Stivali, sapataria alocada em Vila Verde, vai receber a apresentação da coleção 2014 da sua bem-sucedida linha de sapatos ‘Mensagem de Amor’ que foi, ao longo do último ano, um sucesso de vendas. A esta coleção, Nancy Oliveira e Rafael Dias, os empresários que detêm esta linha, vão lançar novos acessórios complementares: vários modelos de luvas, em pele, para ambos os sexos e todas as idades.

SEXTA, 28 de fevereiro, 11:00

Apresentação da Linha de malas ‘ByUs 2014’e cadeiras

A Footnote vai reforçar a coleção Namorar Portugal da sua linha mais jovem de bolsas, a ‘ByUs’ com novas versões 2014. A estas, António Macedo vai acrescentar outro novo produto para a marca vilaverdense, as cadeiras de realizador e as de praia, bordadas à mão e desenvolvidas em parceria com a L’OBJECTIS. A apresentação das duas gamas de produtos vai acontecer na UCHI em Soutelo, no protótipo maior do projeto de casas modulares do empreendedor Eurico Silva.

SEXTA, 28 de fevereiro, 21:30

Concurso e Desfile de Acessórios de Moda ‘Lenços de Namorados, Escritas de Amor’

A noite de sexta é reservada a premiar a criatividade dos que traduziram o talento em acessórios de moda. A final do concurso vai contemplar o desfile de todas as peças, e ainda, à semelhança das últimas edições, ao desfile dos coordenados premiados na gala Namorar Portugal e à homenagem ao artesão através do desfile de peças deles. O evento tem entrada gratuita e vai acontecer na Quinta de sara, que fica no coração da freguesia de Sabariz, em Vila Verde.

Último Fim-de-semana do Mês do Romance

SÁBADO, 1 de Março, 09:00

Passeio de Namorados em Moto

O Moto Clube de Prado volta a organizar um passeio pelo concelho para os amantes das duas rodas com partida da sua sede.

SÁBADO, 1 de Março, 09:30

Caminhada Romântica pelo Trilho da Nóbrega

Com inscrições até quinta-feira, 27 de fevereiro, a caminhada Romântica vai conduzir os participantes pelo Trilho da Nóbrega, ao encontro das mais belas paisagens do norte do concelho e ao encontro rico das suas gentes.

SÁBADO, 1 de Março, 21:30

Concerto Comemorativo do 2º Aniversário da Associação Portuguesa de Aromoterapia

A Associação Portuguesa de Aromoterapia – APA, criada há dois anos por profissionais do ramo oriundos de Vila Verde, vai comemorar o seu aniversário com um concerto, nas instalações da sede da Aromas AquaSpa. Esta iniciativa integra o penúltimo dia da programação Fevereiro, Mês do Romance.

DOMINGO, 2 de Março, 18:00

Encerramento do Espaço Namorar Portugal

O Mês do Romance termina tal como começou, no espaço Namorar Portugal, com uma cerimónia simbólica de despedida, para a qual o Município de Vila Verde convida todos a marcar presença.

Fevereiro, Mês do Romance 

é uma iniciativa do projeto ‘Centro de Dinamização Artesanal- Aliança Artesanal’, aprovado pelo EEC Provere Minho IN, do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com um investimento de 663.028,80 e comparticipado a 80 por cento.

IMG_0681