Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA VERDE: LENÇOS DE NAMORADOS SÃO ALTERNATIVA AO DESEMPREGO

Sandra Ribeiro cria O próprio emprego através de técnica de pintura de motivos deste ícone do artesanato local

A artista Sandra Ribeiro apresentou esta manhã, 24 de fevereiro, a linha de pintura de peças em cerâmica, madeira, latão e vidro, com motivos dos Lenços de Namorados, recorrendo a várias técnicas. A cunhada, Rosa Maria Ribeiro, apresentou vários artigos feitos em patchwork. Ambas descobriram no artesanato e na inspiração nos Lenços de Namorados a saída para a situação de desemprego em que se encontravam.

IMG_7000

“De repente, duas pessoas que têm tempo livre, sem uma ocupação profissional, passaram a não ter tempo para outras coisas”, assim resumiu, o presidente do Município de Vila Verde a situação profissional das autoras da apresentação de mais duas linhas de produtos que o Município de Vila Verde abraçou, derivados da inspiração dos Lenços de Namorados.

Dr. António Vilela referia-se ao caso de Sandra Ribeiro e Rosa Maria Ribeiro, cunhadas, não natas mas residentes em Vila Verde, que viram no artesanato e nos Lenços de Namorados a saída para a situação de desemprego em que caíram, por circunstâncias da crise generalizada.

Sandra Ribeiro, mais que artesã, é uma empreendedora e encontrou no ‘gosto pela pintura’ a saída para a situação precária em que se encontrava. Atualmente, para além de investir o seu tempo pintando peças e objetos em cerâmica, madeira, vidro e latão, ainda organiza várias feiras de artesanato e gastronomia com o sócio José Casinhas, tendo desta forma gerado o próprio emprego.

IMG_7006

A cunhada, Rosa Maria, é costureira profissional, esteve emigrada no Canadá e neste momento encontra no artesanato, e nas técnicas de patchwork, croché e bordado as formas de criar acessórios e artigos de decoração, mantendo um negócio em parceria com Sandra Ribeiro.

O fascino do sul e dos espanhóis pelos Lenços de Namorados

“A Sandra é, antes que tudo, uma pessoa romântica…” começou por autodescrever-se a artesã, numa alusão ao fascínio pelos motivos dos Lenços de Namorados. “Apesar de ter nascido em Amares, lá também existem Lenços, e é algo que adoro reinterpretar e divulgar pela forte tradição. O facto de em outros tempos serem oferecidos como prova da intenção ao parceiro era uma forma lindíssima de revelar Amor que hoje infelizmente não se pratica”, justificou a artesã e organizadora de eventos.

Sandra diz que os artigos que trabalha fazem enorme sucesso especialmente” junto dos portugueses do centro e sul”, que “acham imensa graça aos erros ortográficos”. “Os espanhóis, então, ficam doidos”, salienta.

A artesã já exporta, nomeadamente um dos produtos que considera ser um ‘ex-libris’ seu, “os meus meninos” como ela chama aos bonecos composto por vasos de vários tamanhos, com a função de animar janelas, varandas e interiores, com plantas a darem o efeito dos ‘cabelos’ destes personagens. “Ainda esta semana seguiram 10 para França”, revela a artesã.

IMG_6992

“Ao fim de tantos dias a apresentar produtos inspirados nos Lenços de Namorados deixamos de ter palavras para os descrever. Todos os dias há surpresas em relação a estes quando pensámos que não há mais nada para criar. Produtos que são uma mais-valia para a economia local, especialmente para estas artesãs, trazendo-lhes uma oportunidade de negócio”, pronunciou-se o presidente do Município, Dr. António Vilela.

A vereadora da cultura, Dra. Júlia Fernandes, foi uma das primeira a apoiar a causa de Sandra e Rosa Maria, dando a oportunidade às mesmas de apresentarem os belíssimos trabalhos. “Não podemos esquecer como estas duas artesãs deram a volta à situação em que se encontravam, revelando os seus talentos através da inspiração nos Lenços de Namorados, criando os próprios empregos e tornando-se empresárias”, realçou a vereadora.

Os múltiplos artigos criados por Sandra e Rosa Maria Ribeiro vão estar expostos e à venda no espaço Namorar Portugal e ainda em várias feiras de artesanato que a jovem empresária vai organizar, essencialmente no norte do país, e na divulgação através do Facebook.

IMG_6991

IMG_6988

IMG_6983