Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA VERDE INAUGURA ESPAÇO NAMORAR PORTUGAL

Primeiro evento de Fevereiro, Mês do Romance 2014

Foi inaugurado a 1 de Fevereiro, o espaço Namorar Portugal, “um ‘ninho’ que acolhe todos os produtos Namorar Portugal”, como o definiu Júlia Fernandes, vereadora da cultura do Município de Vila Verde, durante o primeiro momento oficial do programa de 2014, Fevereiro, Mês do Romance.

IMG_8579

O espaço é luminoso, acolhedor, simples e sofisticado, um cenário à altura da maturidade da marca Namorar Portugal e dos produtos a que dá nome. Foi inaugurado sob o olhar atento do Município de Vila Verde e dos principais parceiros deste projeto, a entidade regional de turismo Porto e Norte, e todas as empresas que possuem produtos no mercado com a designação Namorar Portugal: a Associação Comercial de Braga (através das pastelarias associadas com o Pink Cake), Vista Alegre, Aliança Artesanal, Milinha, R. Stivali, Footnote, Chocolate com Pimenta e Bicho Bravo.

Para além destes, o espaço tornou-se pequeno para acolher as individualidades do concelho que fizeram questão de assistir a este marcante momento tornando-o um dos mais especiais da programação.

“Este é um espaço merecido para todos os que ao longo dos últimos anos trabalham para lançar produtos inovadores, capazes de contrariar as dificuldades”, referiu António Vilela, presidente do Município de Vila Verde. “Mais do que promoção de produtos, este será também um local de negociação podendo perfeitamente configurar o modelo de futuras lojas Namorar Portugal a criar no resto do país”, acrescentou o anfitrião da primeira ação de Fevereiro, Mês do Romance.

IMG_8619

Até 2 de março, o espaço vai ser montra e ponto de venda dos produtos expostos, uma ação que dá continuidade à iniciativa encetada em 2013 de criar um local de convergência e de comércio dos produtos associados á marca Namorar Portugal. O funcionamento vai ser diário, de segunda a domingo, com um horário das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 durante a semana, e aos fins-de-semana, das 10:00 às 22:00, com a presença dos empresários que vão revezar-se durante a programação na venda dos seus próprios produtos.

IMG_8615

Futura loja interativa de turismo de Vila Verde

A inauguração do espaço Namorar Portugal foi um momento marcado pela estética e pela arte, com a atuação de dois dos docentes da Academia de Música de Vila Verde, com um dueto de flauta transversal e viola.

O espaço vai funcionar ainda como o ‘coração’ da programação, ponto de confluência e difusão de informação sobre Fevereiro, Mês do Romance, mas também sobre o território, as atrações turísticas e os parceiros da atividade, antecipando o papel que irá desempenhar “a partir de Abril ou Maio deste ano”, segundo divulgou a vereadora da cultura do Município. Júlia Fernandes frisou que “esta não é a inauguração da Loja de Turismo”. Porém a infraestrutura já revela o ADN do serviço final que irá prestar a partir do segundo trimestre do ano.

“Por agora mostra produtos Namorar Portugal, mas a longo prazo será montra de produtos do concelho”, acrescentou António Vilela. O autarca revelou o porquê da escolha deste local para acolher os produtos Namorar Portugal: “Quisemos fazê-lo neste edifício porque em breve esta será uma porta aberta para o turismo em Vila Verde, promovendo o concelho com todas as suas potencialidades”.

Esta loja fará parte de uma rede de equipamentos modernos com uma oferta tecnológica associada à cultura e ao turismo, na sede do concelho, como explicou o presidente do executivo vilaverdense: “Este espaço vai integrar um conjunto de estruturas que funcionarão em rede como potencial de atração sobre o território, da qual farão parte ainda a Casa do Conhecimento e o futuro Centro de Dinamização Artesanal, a sede da Aliança Artesanal”.

IMG_8577

Fevereiro, Mês do Romance 

é uma iniciativa do projeto ‘Centro de Dinamização Artesanal- Aliança Artesanal’, aprovado pelo EEC Provere Minho IN, do Programa Operacional Regional do Norte (ON2), Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, com um investimento de 663.028,80 e comparticipado a 80 por cento.

IMG_8553

IMG_8617

IMG_8605

IMG_8581