Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA PRAIA DE ÂNCORA: ONDE SE SITUA A LOTA MAIS A NORTE DE PORTUGAL!

482346812_649970471014789_6128568461457194188_n.jpg

A praia, a foz do Rio Âncora e a ponte para travessia deste para o extenso areal da Praia da Duna do Caldeirão criam-lhe condições acolhedoras, cenário completado pela presença tutelar do Forte da Lagarteira e pelo vaivém das embarcações de pesca que animam esta povoação piscatória.

É um ponto de referência gastronómico e na sua acolhedora marginal sente-se o aroma a peixe fresco. Na lota de Vila Praia de Âncora são desembarcadas várias espécies como o ouriço-do-mar, o robalo, o polvo, o congro, o sargo ou a faneca, entre muitas outras.

Em setembro, é famosa a Festa de Nª Srª da Bonança, onde se integra a procissão naval de Nª Srª da Ínsua. A imagem está na Capela da Srª da Agonia (Caminha) à guarda

dos pescadores locais. No dia da procissão, de barco, os pescadores de Caminha transportam a imagem até à foz do Minho, onde a entregam aos pescadores de Vila Praia de Âncora, que a levam até ao seu porto, sendo aqui recebida ao som de foguetes, das buzinas das embarcações engalanadas e das palmas da população.

Fonte: Docapesca – Portos e Lotas