Fonte: Illustração Catholica, nº 27, Braga, 4 de Janeiro de 1914.
Foi aqui que foi içada a bandeira realista após a implantação da República, a qual foi arreada após alguns disparos a partir de um navio de guerra que se encontrava ao largo.
Desde há várias décadas que o comboio não pára na velhinha estação de Âncora, situada em Vila Praia de Âncora. E atualmente encontra-se à beira da ruína completa e o edifício prestes a tornar-se irrecuperável.
Esta estação deve o seu nome ao facto de ao tempo da sua construção ser então a localidade a Âncora a povoação relevante mais próxima. À época ainda não existia o apeadeiro de Âncora Praia mas o crescimento de Vila Praia de Âncora tornaram a sua construção uma necessidade.
Entretanto, a estação de Âncora acabou por ficar integrada nesta localidade, situando-se mais a norte do referido apeadeiro.
Situada no troço da Linha do Minho entre Darque e Caminha, a estação de Âncora segue o modelo estabelecido para este tipo de edifícios: dois pisos, servindo um deles de residência ao chefe da estação que não raras as vezes era oriundo de terras distantes. Armazéns e um largo da estação para utilização por parte de transportes públicos e de mercadorias. Este troço ferroviário entrou ao serviço em 1 de Julho de 1878.
Desde há várias décadas que o comboio não pára na velhinha estação de Âncora, situada em Vila Praia de Âncora. E atualmente encontra-se à beira da ruína completa e o edifício prestes a tornar-se irrecuperável.
Esta estação deve o seu nome ao facto de ao tempo da sua construção ser então a localidade a Âncora a povoação relevante mais próxima. À época ainda não existia o apeadeiro de Âncora Praia mas o crescimento de Vila Praia de Âncora tornaram a sua construção uma necessidade.
Entretanto, a estação de Âncora acabou por ficar integrada nesta localidade, situando-se mais a norte do referido apeadeiro.
Situada no troço da Linha do Minho entre Darque e Caminha, a estação de Âncora segue o modelo estabelecido para este tipo de edifícios: dois pisos, servindo um deles de residência ao chefe da estação que não raras as vezes era oriundo de terras distantes. Armazéns e um largo da estação para utilização por parte de transportes públicos e de mercadorias. Este troço ferroviário entrou ao serviço em 1 de Julho de 1878.
Apesar de inactiva, a estação de Âncora só foi formalmente eliminada da rede ferroviária em 20 de Outubro de 2011. Entretanto, foi criado o Apeadeiro de Âncora-Praia – à época designada por Gontinhães – classificada com a categoria de paragem.
Em 1955, o Ministério das Comunicações autorizou a expropriação de duas parcelas de terreno junto à via férrea para ampliação do apeadeiro e a revista “Gazeta dos Caminhos de Ferro” noticiava o início da construção do novo apeadeiro dotada de uma gare com cerca de 150 metros de comprimento.
A excelente localização deste apeadeiro, perto da praia e simultaneamente junto ao centro da povoação, contribuiu para o abandono da antiga estação de Âncora.
Comboio recebendo passageiros no apeadeiro Âncora-Praia antes das recentes obras de electrificação desta via ferroviária
Mapa de 1885 onde aparece assinalada a Estação de Âncora