Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA PRAIA DE ÂNCORA COMEÇA A FLORIR

A terceira edição de Vila Praia em Flor decorre de 30 de abril a 4 de maio

O tempo ainda se faz sentir frio e faltam algumas semanas para a chegada da primavera, mas em Vila Praia de Âncora já se sente o cheiro a flores. É que os preparativos para a terceira edição de Vila Praia em Flor já começaram e vão reunindo dezenas de pessoas, que todos os dias trabalham para que de 30 de abril a 4 de maio as principais artérias da vila estejam devidamente ornamentadas. Mas este ano há mais. Há um desafio para todos: colocar muitas flores naturais nas varandas, portas e janelas para fazer de Vila Praia de Âncora um grande jardim.

Preparativos Vila Praia em Flor (2)

Na Praça da República, em Vila Praia de Âncora, há um espaço muito movimentado por estes dias. Apesar do frio da rua, ali o calor do entusiasmo faz-se sentir. São muitos aqueles que durante dia e noite vão trabalhando nas quase 20 mil flores artificiais, que estão a ser construídas para decorar as ruas da freguesia. “Este é o momento das pessoas se juntarem e trazerem aquilo que têm de melhor, que é a sua vontade de participar”, reconhece Miguel Alves. O presidente da Câmara Municipal quis também estar presente na realização dos preparativos e deixar uma palavra de apreço a todas as pessoas que ajudam a realizar “esta festa extraordinária, que mobiliza Vila Praia de Âncora, que mobiliza as pessoas, a vontade e o querer das pessoas de ter a sua vila bonita, de ter a sua vila airosa”.

Vila Praia em Flor é como que um revitalizar e valorizar da tradição das maias, explica Eugénia Sampaio, membro da coordenação do evento. “Há 28 anos que era promovido o tradicional concurso das maias, com a participação das escolas, da população. Em 2010 fizemos a maior maia do mundo e depois a maior exposição de maias com 700 maias pelas ruas. Agora vamos na terceira edição da Vila Praia em Flor”. Segundo reza a lenda, antes do pôr-do-sol do dia 30 de abril era colocado um ramo de giesta, para ser exibido no dia 1 de maio, alegadamente para proteção do demónio ou mau-olhado. As tradicionais maias são feitas com a giesta e as coloridas flores do campo e colocados nas portas e janelas de casa, sendo que alguns ramos são colocados mesmo em variados pertences.

Desta forma, as flores que estão ser feitas são de todas as cores, para representarem a alegria da primavera. “Inspiramo-nos na alegria da primavera, no traje regional, no lenço da lavradeira, na giesta, no lenço dos namorados e nas flores do campo. A cor, a alegria é o que queremos transmitir”, explica Eugénia Sampaio. Como são milhares de flores e outras ornamentações, os preparativos começaram ainda em fevereiro e prolongam-se até abril. As portas estão abertas a quem quiser participar. O presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, Carlos Castro, deixa o mesmo o desafio: “apareçam! Todos são bem-vindos.”

Preparativos Vila Praia em Flor (1)

“Já fizemos algum trabalho, alguns preparativos, mas isto demora realmente muitos meses e todos os dias a trabalhar. A população ajuda, esta comunidade é fantástica”, diz Eugénia. “Precisamos de muita gente. Temos um grupo de 60 a 70 pessoas que nos ajudam. Estão divididos em dois grupos, um grupo que faz as ornamentações e um grupo que faz as maias, que já está connosco há 28 anos”, acrescenta. É um trabalho minucioso e que os voluntários reconhecem como difícil, mas que o fazem com muito gosto, em prol da freguesia. De facto, a participação de todos importa já que, como explica Carlos Castro, a maior participação de pessoas pode levar a que o trabalho fique concluído mais depressa e assim seja possível desenvolver outras ideias e realizar outras ornamentações.

Mas para além da ajuda na elaboração das flores artificiais há ainda um outro pedido que está a ser feito a todos os moradores de Vila Praia de Âncora. “Eu peço a mobilização das pessoas para termos uma festa mais bonita uma festa ainda maior, uma festa que a freguesia merece”, diz Miguel Alves. Para o presidente da Câmara Municipal de Caminha se todos começarem já a preparar e a ornamentar as varandas e os parapeitos com flores naturais “fica tudo ainda mais bonito, ainda mais conseguido”.

Também Eugénia Sampaio deixa o apelo: “queremos fazer de Vila Praia de Âncora num autêntico jardim”. “Nós não conseguimos decorar as ruas todas, mas queremos apelar para que toda a população participe ao colocar flores naturais nas varandas, nas portas, nas janelas”, diz. O objetivo é que essa decoração se prolongue até setembro para que quem visite a freguesia “leve essa imagem no coração e além-fronteiras”. A organização deixa ainda sugestões, como os moradores de cada rua se organizarem e terem flores de um só tipo ou de uma só cor naquele espaço.

Preparativos Vila Praia em Flor (3)

Além da imagem que pode ser criada em Vila Praia de Âncora, há ainda outras vantagens como a atração de turistas e o desenvolvimento da economia local. “Esta é mais uma iniciativa que tem tudo a ver com este salto qualitativo que todos queremos dar no nosso concelho. É um momento de afirmação da própria terra. Com esta festa conseguimos mobilizar os cafés, os restaurantes, a hotelaria, mas também o comércio, aqueles que vendem e prestam serviços, é por isso muito importante”, explica Miguel Alves. O presidente do Município diz ainda acreditar que se cada um der o seu melhor contributo, este ano, o concelho pode vir a ter a “melhor Vila Praia em Flor e remata: “esta é uma festa de Vila Praia de Âncora, mas é uma festa do concelho.”

Assim, de 30 de abril a 4 de maio, a freguesia enche-se de cor. As ornamentações vão espalhar-se pela Ruas 5 de Outubro e 31 de Janeiro e na Praça da República. Pelo resto da vila espera-se a colaboração de todos na colocação das melhores flores.

Esta é uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Caminha e Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, com o apoio do Grupo de Amigos das Maias. Os interessados em colaborar podem aparecer de segunda-feira a sábado entre as 09h30 e as 23 horas, na loja junto ao Praça Café.

Preparativos Vila Praia em Flor (4)