Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VILA PRAIA DE ÂNCORA: ASSOCIAÇÕES VERSUS POLÍTICOS / POLÍTICAS – CRÓNICA DE CARLOS SAMPAIO

461393812_2312301189105474_4742383358389518441_n.jpg

A postura da Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora ao longo de quase década e meia.

A associação pescadores VP Âncora desempenha um papel essencial de intermediação e representação na comunidade piscatória de Vila Praia de Âncora.

Não está na comunidade para investigar ou determinar quem errou politicamente ou erro nas políticas implementadas. O nosso objectivo é representar e defender os interesses dos nossos membros e comunidade, agir como interlocutores entre a comunidade e o Estado, e servir como uma ponte de comunicação com órgãos públicos, como administrações publicas, Câmara Municipal de Caminha, Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e outras instituições. Somos muitas vezes o elo que mantém o diálogo entre a sociedade civil e o poder público.

Por outro lado, os políticos, especialmente aqueles eleitos, como deputados (principalmente eleitos pelo círculo de Viana do Castelo), presidente de Câmara Municipal de Caminha, presidente da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e membros da Assembleia Municipal de Caminha, têm o papel direto de responsabilizar-se pelas políticas públicas. Cabe a eles o dever de fiscalizar e corrigir qualquer erro ou desvio que possa ocorrer em políticas que afetem negativamente a nossa comunidade. São eles que têm a responsabilidade de garantir que as políticas públicas sejam justas, transparentes e eficazes.

Associação Pescadores Profissionais Desportivos de Vila Praia de Âncora são os melhores interlocutores entre a comunidade e os órgãos públicos no que respeita atividade piscatória profissional e desportiva, cabe aos políticos o dever de descobrir, avaliar e corrigir eventuais falhas ou erros nas políticas implementadas. Esta colaboração entre Associação Pescadores Âncora e políticos é essencial para que as demandas da sociedade sejam atendidas e para que os erros sejam corrigidos de forma adequada.

Na última década e meia, a Associação de Pescadores de Vila Praia de Âncora manteve sempre uma atitude otimista e de grande respeito pela instituição do Estado.

Elaboramos dezenas de cadernos reivindicativos com centenas de fotografias para explicar os pontos mais sensíveis do porto de mar de Vila Praia de Âncora.

Atuamos como fiscalizadores, embora sem competências formais, de uma estrutura portuária sem regulamento.

Enviamos centenas de e-mails oficiais para organismos públicos e para o Estado, muitos dos quais ficaram sem resposta.

Participamos de várias reuniões com o Ministro do Mar e o Secretário de Estado das Pescas, mas fomos sempre iludidos.

Desde 2012, recebemos todos os candidatos autárquicos, legislativos, europeus e presidenciais, que fizeram promessas nunca cumpridas.

Recebemos políticos na nossa sede que prometeram ajudar, mas poucos realmente o fizeram.

Realizamos dezenas de reuniões no porto de mar de Vila Praia de Âncora com os presidentes dos conselhos de administração dos organismos públicos que tutelam os portos de mar e suas infraestruturas, mas pouco ou nada foi feito.

Tivemos várias reuniões com a Câmara de Caminha e a Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora, mas suas competências são muito limitadas no que se refere ao mar e ao porto de mar, e pouco podem ajudar.

Enviamos artigos para jornais locais e nacionais sobre a nossa problemática, mas não foram publicados.

Fizémos muito e não deram nada, e agora?

Será que a resiliência e a justiça vencerá?

Desistir nunca....