VILA PRAIA DE ÂNCORA: ALTO MINHO – SUAS VISÕES, UMA SÓ MISSÃO – CRÓNICA DE CARLOS SAMPAIO
Estas duas imagens, separadas por décadas, representam muito mais do que simples projetos. São um testemunho de dedicação e trabalho em prol das comunidades do Alto Minho, e, para mim, carregam um significado profundamente especial.
Na primeira foto está o meu pai, Francisco Sampaio, um homem cuja visão ultrapassava o seu tempo. Conhecido como o ''Senhor do Turismo do Alto Minho" ele apresenta a Mário Soares a maquete da Marina de Viana do Castelo. Mais do que um projeto, esta era a sua forma de mostrar que o Alto Minho tinha um futuro promissor à espera de ser construído. Como professor, inspirou dezenas de jovens a acreditar no potencial da nossa terra e a lutar pelos seus sonhos.
Na segunda foto, estou eu, Carlos Sampaio. Décadas depois, apresento ao Ministro José Manuel Fernandes a maquete da reconfiguração do Porto de Mar de Vila Praia de Âncora. Este projeto não reflete apenas a minha luta, mas também a luta da comunidade piscatória, que diariamente enfrenta desafios e acredita num futuro melhor. É um trabalho coletivo, que visa não apenas melhorar as condições para os pescadores, mas também transformar o porto numa oportunidade para o turismo e o desenvolvimento económico da região.
O que nos une é a vontade de construir algo melhor para as comunidades do Alto Minho.. Ele, com a sua visão pioneira para o turismo, mostrou como os nossos recursos naturais e culturais podiam ser transformados em oportunidades. Eu, no meu concelho, tento continuar esse espírito, enfrentando novos desafios com a mesma determinação.
O legado dele não é algo que procuro imitar, mas sim honrar. Ele não inspirou apenas a mim, mas a dezenas de pessoas, especialmente os alunos de turismo, história, sociologia e antropologia que tiveram o privilégio de aprender com ele.
Hoje, tento manter viva essa mesma inspiração, mostrando que, independentemente do tempo ou da geração, o compromisso com a nossa terra e com a sua gente permanece.