VILA NOVA DE FAMALICÃO É ECO-MUNICÍPIO
Município recebeu Bandeira Eco XXI como distinção pelas políticas ambientais
Vila Nova de Famalicão foi reconhecida como um eco-município, depois de ter recebido a Bandeira Eco XXI, que premeia a política ambiental e as boas práticas de sustentabilidade concretizadas pela autarquia. O galardão implementado em Portugal pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, foi entregue ao vereador do Ambiente, Pedro Sena, durante a cerimónia realizada na passada quinta-feira, no Centro de Congressos do Estoril.
Composto por 21 indicadores de sustentabilidade local, o galardão pretende avaliar a prestação dos municípios, reconhecendo como eco-municípios os que demonstram a implementação de boas práticas, políticas e ações em torno de alguns temas considerados chave: Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável; Sociedade Civil; Instituições; Conservação da Natureza; Ar; Água; Energia; Resíduos; Mobilidade; Ruído; Agricultura; Turismo e Ordenamento do Território.
A concretização do projeto “Os Nossos Rios” para recuperar as margens ribeirinhas, o lançamento da medida “25 mil árvores até 2025” para reabilitar aproximadamente 25 hectares do território concelhio e os programas municipais de educação e sensibilização ambiental desenvolvidos junto das gerações mais novas são apenas algumas das ações e boas práticas promovidas pelo município que contribuíram para a conquista do galardão.
Para o vereador do Ambiente, Pedro Sena “este reconhecimento nacional reflete bem a nossa aposta no ambiente como um prioridade estratégica da nossa política municipal, seja através de projetos, medidas ou ações de educação ambiental”. Além disso, “este galardão motiva-vos a continuar a trabalhar em prol de um território mais sustentável, mais verde e com mais qualidade de vida para as novas gerações”, assinalou o vereador acrescentando “que nesta área há ainda um longo caminho para ser percorrido”.
Refira-se que o ano de 2017 destaca-se por ser o ano em que se verificou o maior número de participações no Programa ECOXXI, num total de 53, mais 7 do que em 2016.
A bandeira ficará agora hasteada no município como sinal de um município sustentável, que se preocupa com o meio ambiente.