VIEIRA DO MINHO HOMENAGEIA ANTIGOS COMBATENTES
Freguesia de Anjos Homenageia Antigos Combatentes com Inauguração de Memorial
A União de Freguesia de Anjos Vilarchão realizou no passado dia 29 de setembro, uma cerimónia de homenagem aos antigos combatentes da freguesia de Anjos. O evento, que decorreu pelas 17h00, contou com a presença de diversas autoridades locais, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, o presidente da Assembleia Municipal, Tenente Coronel Manuel Pinto da Costa, o presidente da Junta de Freguesia, Vítor Costa, e o presidente do Núcleo de Braga da Liga dos Combatentes, Coronel António Manuel Estudante Mendes de Oliveira. A cerimónia também contou com a participação do pároco da freguesia, Albano Costa, além de combatentes vivos, familiares dos falecidos e a população em geral.
O ponto alto do evento foi a inauguração de um memorial dedicado aos 39 combatentes da freguesia que lutaram na Guerra do Ultramar. O descerramento da bandeira, que cobria o monumento, foi feito pelo presidente da Câmara e pelo presidente da Junta de Freguesia, seguido da bênção do memorial pelo pároco Albano Costa.
Na sua intervenção, António Cardoso, presidente da Câmara, natural da freguesia de Anjos, destacou a coragem e o sacrifício dos combatentes da freguesia, referindo que conhecia pessoalmente muitos deles. Emocionado, sublinhou que “todos eles foram verdadeiros heróis”, defendendo com bravura os interesses de Portugal em tempos de guerra. O presidente lembrou ainda histórias de alguns combatentes, reforçando a importância de manter viva a memória daqueles que deram tudo pelo país.
O evento foi, sobretudo, um gesto de agradecimento e gratidão para com os antigos combatentes, reconhecendo o seu contributo para a defesa de Portugal durante um período difícil da sua história.
A cerimónia encerrou com uma visita a uma exposição de artefactos da 1ª Guerra Mundial, onde os presentes puderam conhecer um pouco mais sobre a história militar, seguida de um lanche-convívio, proporcionando um momento de partilha e confraternização entre os participantes.