Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIEIRA DO MINHO DÁ A SABOREAR COUVADA À MINHOTA

Couves com feijão nos restaurantes Vieirenses

A gastronomia vieirense é tão variada quanto o seu património natural e cultural. Esta está intimamente ligada às principais atividades económicas e aos recursos naturais do concelho. São várias as propostas regionais capazes de saciar o apetite mais guloso, tais como a vitela, o cabrito, as couves com feijão, o cozido à portuguesa, os enchidos e o presunto.

couves com feirjão (1)couv.jpg

Inserido na edição 2019 dos fins-de-semana gastronómicos promovidos pela  Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em colaboração com o município de Vieira do Minho, os restaurantes locais vão apresentar o prato típico Couves com Feijão.

As couves com feijão são confecionadas nos meses de inverno, entre novembro e março, após matança do porco e depois dos presuntos e enchidos estarem secos e curados. Na confeção deste prato, são necessárias as melhores carnes caseiras e o que de melhor se produz nos campos e hortas: carne de porco (orelha, pé, presunto, pá, barriga e costela), enchidos (salpicão, chouriça de carne e de sangue), couve-galega, feijão amarelo, batatas cortadas aos quadrados, bom azeite e alho picado. Um dos exemplos de aproveitamento de produtos endógenos, que possibilitam a confeção de pratos tradicionais e deliciosos como este.

 Este menu será servido em dezoito restaurantes do concelho, nomeadamente: Adega Regional a Tasquinha, Restaurante Central, Restaurante Senhora da Fé, Restaurante Adelaide, Restaurante Agra Na Boca, Restaurante Arijal, Restaurante Bela Vista, Restaurante Casa Pancada, Restaurante Fonte dos Amores, Restaurante Martins, Restaurante O Parque, Restaurante Pousada de Caniçada, Restaurante Pousadela Village, Restaurante Retiro da Cabreira, Restaurante Sol da Cabreira, Restaurante São Martinho e Restaurante Zé da Estrada.

A iniciativa tem como objetivo intuito impulsionar, dinamizar o turismo e a gastronomia local.

 Venha a Vieira do Minho degustar os pratos que lhe propomos. Vieira do Minho espera por si.