Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIEIRA DO MINHO CELEBRA DIA DO CANTADOR AO DESAFIO

Dia do Cantador leva a Vieira do Minho meia centena de Cantadores ao Desafio

Mais de 50 cantadores ao desafio, participam, este domingo, no Dia do Cantador, iniciativa promovida pela Câmara municipal de Vieira do Minho em colaboração com a Junta de Freguesia daquela localidade.

59894_800x800-1.jpg

O evento inicia com uma celebração litúrgica, pelas11h00, na Igreja Paroquial de Santa Maria Mãe de Deus, em Tabuaças. O momento será animado pelos cantadores que participam no encontro.

Pelas 13h00 realiza-se, em frente aos Paços do Concelho um almoço de confraternização que conta com porco no espeto e caldo verde.

Pelas 14h00, é hora dos cantadores mostrarem aquilo que valem nas desgarradas.

Para além da vertente lúdica e recreativa, o momento tem também um carácter solidário, uma vez que o valor das bebidas vendidas no recinto revertem a favor da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho.

De salientar também que a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Vieira do Minho vão homenagear o Senhor Casimiro Fernandes, um Cantador da terra que muito tem dado a esta arte tão popular do canto ao desafio e do repentismo.

Casimiro Fernandes, nasceu a 9 de maio de 1944, em S. João da Cova, no concelho de Vieira do Minho e desde cedo denotou aptidão para a musica e para a poesia, improvisando melodias e fazendo as suas próprias flautas.

Este vieirense muito tem contribuído para o desenvolvimento da musica popular do concelho, uma vez que foi fundador e co-fundador dos agrupamentos musicais  Rancho Folclórico “ Passarinhos da Ribeira”, conjunto típico “ Flores de Abril” e grupo de Cantares ao Desafio “ Rouxinóis do Vale do Cávado”.

Casimiro Fernandes é um devoto da concertina, e, como tal,  tenta transmitir o seu conhecimento e gosto pelo instrumento, a um grupo de Séniores da Universidade Sénior de Vieira do Minho, que ensina.

Com o processo a decorrer de candidatura  à Unesco do canto ao desafio e do repentismo português, esta homenagem ao cantador ao desafio, Casimiro Fernandes vai no sentido de dar valor a esta arte tão popular e que no concelho tem sido bem representada por este vieirense.