Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIEIRA DO MINHO APROVA PLANO OPERACIONAL CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS

Plano Operacional Municipal de Vieira aprovado pela Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Vieira reuniu, tendo como um dos principais assuntos a apresentação e aprovação do Plano Operacional Municipal do Concelho para o ano de 2018.

DSC_1771

Durante esta reunião presidida por António Cardoso, presidente da Câmara Municipal, o documento foi apresentado pelo Nelson Rodrigues do Gabinete Técnico Florestal, tendo este merecido parecer favorável por parte de todos os presentes na reunião.

Este documento é parte integrante do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, aprovado pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, na sua vertente operacional, em particular nas ações de vigilância, deteção, fiscalização, primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância pós-incêndio. Inclui o levantamento dos meios e recursos, contactos, sectorização territorial, dispositivo operacional e cartografia de apoio à decisão. Este Plano é de atualização anual, devendo ser aprovado em sede de Comissão Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.

Nesta reunião de trabalho  também foi referido pelo presidente António Cardoso todo o trabalho e investimento que o Município de Vieira está a desenvolver no que concerne à estratégia de Defesa da Floresta Contra incêndios, nos vários eixos de atuação, nomeadamente na sensibilização, prevenção, planeamento e execução.

A reunião  serviu ainda para aprovar a proposta de alteração do traçado da Rede Primária de Gestão de Combustível para o concelho, tendo, ainda sido acordado proceder ao envio da presente proposta de alteração da rede primária para a Comissão Distrital para que esta se pronuncie.

Foi, ainda assunto de análise por parte da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios,  a criação de um Centro de Operações Municipais, bem como a organização da Proteção Civil com o apoio das unidades locais de Proteção Civil nas juntas de freguesia e de outros agentes.