Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VICE-PRESIDENTE DO LIONS INTERNACIONAL RECEBIDO NA CÂMARA MUNICIPAL DE GUIMARÃES

Domingos Bragança encontrou-se com Jitsuhiro Yamada

Domingos Bragança recebeu uma das maiores organizações de clubes de serviço voluntário. Jitsuhiro Yamada dedicou dia a Guimarães.

Guimaraes_Visita_Lions_Internacional

O Presidente do Município de Guimarães, Domingos Bragança, recebeu esta quinta-feira de manhã, 29 de janeiro, no Salão Nobre da Câmara Municipal, o Primeiro Vice-Presidente da Associação Internacional de Lions, Jitsuhiro Yamada, que em junho será empossado como Presidente de uma das maiores organizações de clubes de serviço voluntário do mundo, com mais de 1,3 milhões de associados, em cerca de 45 mil Lions Clubes espalhados por 200 países.

A celebrar 100 anos do Lionismo no Mundo, cujas comemorações terminam em 2017, Jitsuhiro Yamada, acompanhado por Luís Xavier e Georgy Glushik, do Lions Clube vimaranense, dedicou o dia a Guimarães onde esteve no Centro Histórico e, ao lado da Governadora do Lions do Distrito 115 Centro Norte, Anabela Caldevilla, visitou alguns dos seus principais monumentos, entre eles, o Museu de Alberto Sampaio, depois de ter participado num jantar de homenagem realizado, na noite anterior, na Pousada de Santa Marinha.

Domingos Bragança realçou a importância do voluntariado nas sociedades modernas e a necessidade de um «reforço de valores», salientando ao mesmo tempo o trabalho realizado pelo Lions Clube de Guimarães e das «imensas instituições de apoio social» que existem no concelho. «A solidariedade, em Guimarães, não é retórica; é levada às pessoas através das nossas IPSS, que fazem diariamente um trabalho meritório», enalteceu.

«Sinto-me muito honrado por visitar Guimarães. Aproveito a oportunidade para manifestar o meu apreço por todos aqueles que diariamente e de forma voluntária vivem para ajudar desconhecidos que precisam da sua ajuda. Ser Lions é isso: é estar atento às necessidades da comunidade que os rodeia e levar a esperança onde ela é precisa», disse, antes de partir para a Finlândia, Jitsuhiro Yamada, neurocirurgião de profissão, responsável por uma série de cuidados a idosos e de instalações inovadoras, onde o foco era a qualidade de vida e bem-estar na velhice.

Em reconhecimento dos serviços prestados, Yamada recebeu já inúmeras distinções, entre elas, o Prémio Parceiros Humanitários, oito Prémios do Presidente Internacional e o Prémio de Embaixador da Boa Vontade, a mais alta homenagem que a associação confere aos seus sócios. Foi condecorado com a Medalha da Ordem do Mérito da República da Hungria, Medalha de Honra da Dinastia Alaouite do Reino do Marrocos e com a cidadania honorária da cidade de Pequim, China.