VIANENSE JOÃO ALPUIM BOTELHO – DIRETOR DO MUSEU BORDALO PINHEIRO – RECEBEU OBRA ACERCA DO REAL GANINETE PORTUGUÊS DE LEITURA DO RIO DE JANEIRO
O diretor do Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, o vianense Joao Alpuim Botelho, recebeu das mãos de Gilda Santos, diretora do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura, do Rio de Janeiro, este recém publicado livro que conta a longa história daquela importante instituição brasileira.
No livro, editado pelo Instituto Cultural J. Safra , surgem várias alusões à obra de Rafael Bordalo Pinheiro, que viveu no Rio de Janeiro entre 1875 e 1879. Mas há uma, em particular, que atesta que o primeiro desenho conhecido do famoso edifício do Real Gabinete, que Bordalo chegou a visitar, foi feito pelo nosso artista.
O Real Gabinete Português de Leitura foi fundado a 14 de maio de 1837 para promover a ligação cultural entre Portugal e o Brasil e, em 1887, foi instalado num belíssimo edifício neo-manuelino que alberga uma das mais maravilhosas bibliotecas do Mundo, que o próprio Rafael Bordalo Pinheiro visitou.
Recordamos que em 2023, o Museu Bordalo Pinheiro também recebeu a Medalha de Mérito do Real Gabinete, entregue também em mãos por Gilda Santos.
Façamos votos para que esta ligação entre Bordalo (e o seu museu) e o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro se mantenha viva durante muitos mais anos.
O livro "Real Gabinete Português de Leitura" já pode ser consultado na Biblioteca do Museu Bordalo Pinheiro.
Fonte: Museu Bordalo Pinheiro (adaptado)