VIANA DO CASTELO: RARIDADE DE CAMILO IMPRESSA NO JORNAL VIANENSE "A AURORA DO LIMA" EM LEILÃO – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
Neste ano do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco, também os negociantes de raridades bibliográficas se associam á efeméride. A residência temporária do escritor na capital do Alto Minho, a convite dos irmãos Barbosa e Silva, para dirigir o jornal A Aurora do Lima nos anos de 1856-57 permitiu também alguma colaboração isolada. Deste modo, surge-nos em almoeda uma recolha de alguns desses textos, peça camiliana a adquirir por lances até sexta-feira próxima 9 de Maio.
Eis então o lote do documento :
FOLHETINS DE CAMILLO CASTELLO BRANCO
Archivo d’A AURORA DO LIMA. Typ. Commercial. Vianna do Castello. 1911. In-8º de 64 págs.
Trata-se da primeira e única edição, póstuma, lançada dez anos após o suicídio do autor, desta recolha de artigos em prosa e verso inseridos pelo genial escritor nas páginas do mais antigo jornal do Continente. Camilo Castelo Branco assinou grande parte deles com os pseudónimos de João Junior e João G., e outros com o seu nome oficial.
Publicação de elevado valor camiliano, raramente surgida em alfarrabistas e leilões, e mesmo em colecções de camilianistas que consultamos, porque a tiragem foi reduzida, e parece apenas foram editados 2 números (1ª e 2ª série), nesse ano de 1911.
Aos interessados em lançar propostas de compra, deixamos o contacto: ANNO leilões de Livros Antigos e Raros, com o Endereço: Espaço Almanaque 23, Rua da Ramada, 52, 4810-445 Guimarães e o telefone 916 096 55.