Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIANA DO CASTELO: FAROL DE MONTEDOR INSPIROU CANTIGA ADAPTADA DO “VIRA VELHO”

O Farol de Montedor, mandado construir pelo Contra-almirante Júlio Zeferino Schultz Xavier, encontra-se situado na Freguesia de Carreço, concelho de Viana do Castelo, foi inaugurado em 20 de Março de 1910. A sua construção inseriu-se num plano mais vasto de segurança da costa portuguesa em virtude dos inúmeros naufrágios que aí se registavam em virtude da deficiente sinalização costeira.

Farol Montedor

Serviu este farol de inspiração a uma conhecida canção tida por tradicional ou folclórica, não obstante ter sido composta em data posterior à data da inauguração do farol de Montedor ou seja, em 1910. Na realidade, atendendo à poesia e à própria música, não constitui mais do que uma adaptação do “Vira Velho”.

 

Farol de Montedor, ó ai ó ai

O farol de Montedor

Alumia cá p’ra baixo, ó ai ó ai

Alumia cá p’ra baixo, ó ai ó ai

Qu’eu perdi o meu Amor, ó ai ó ai

Qu’eu perdi o meu Amor

E às escuras não o acho, ó ai ó ai

E às escuras não o acho, ó ai ó ai

 

Ó luar da meia noite

Amumia cá para baixo

Eu perdi o meu amor

Às escuras não o acho

Ólai olari lolela

Farol Montedor (26)

No cimo de uma torre quadrangular com 28 metros de altitude e a 103 metros acima do nível médio das águas do mar, o Farol de Montedor projeta atualmente dois grupos de relâmpagos brancos, num período de 9,5 segundos, com um raio de alcance de 22 milhas náuticas.

O Farol de Montedor foi um dos oitos faróis mandados construir por Júlio Zeferino Schultz Xavier, tendo entrado em funcionamento em 20 de março de 1910. Inicialmente alimentado a azeite, em 1936 passou a funcionar a petróleo e, com a sua ligação à rede pública de distribuição de energia efetuada em 1947, passou a trabalhar a eletricidade.

Sendo o mais setentrional do país, a luz do Farol de Montedor cruza com a do farol das Ilhas Cies, situado à entrada da Ria de Vigo e ainda com o Farol da barra do Rio Douro, no Porto.

Para além do seu interesse museológico, o Farol de Montedor proporciona uma vista soberba sobre toda a região envolvente, vendo-se toda a zona costeira desde a Areosa até Vila Praia de Âncora e as veigas em redor. O Farol de Montedor encontra-se aberto ao público para visitas todas as quartas-feiras, às 14h, 15h e 16 h.