Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIANA DO CASTELO COMEMORA DIA MUNDIAL DO ENOTURISMO COM CAMINHADA E ALMOÇO ENOGASTRONÓMICO

Sobrinho do Arcipreste.jpg

No dia 9 de novembro, sábado, para assinalar o Dia Mundial do Enoturismo, a Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a caminhada "Passos de Memória" pelo Trilho do Vale do Lima| PR 21, que dará a conhecer, ao longo de 15 quilómetros, a riqueza paisagística, ecológica e cultural das Terras de Geraz, onde as primeiras videiras foram plantadas há milénios e onde se produzem vinhos desde a época romana.

Esta é uma pequena rota com duração estimada de 4h30m, com grau de dificuldade moderado, tendo como ponto de partida a Capela de S. Sebastião e ponto de chegada a Rua de S. Sebastião, em Santa Maria de Geraz do Lima.

O formulário de inscrição para a caminhada de 9 de novembro estará disponível a partir das 13h00 do dia 31 de outubro (quinta-feira).

Mais informações em: https://www.cm-viana-castelo.pt/visitar/turismo-e-lazer/o-que-fazer/percursos-pedestres-ciclovia-e-ecovia/passos-de-memoria-inscricao/

A caminhada terminará com um almoço enogastronómico, na adega de um dos produtores locais, o Sobrinho do Arcipreste (custo por pessoa: € 25,00). 

Os percursos, que são um excelente modo de conhecer o património cultural e natural do município, além de promover o exercício físico, permitem conhecer locais com paisagens deslumbrantes.

Desde 2009 que se celebrava o Dia Europeu de Enoturismo, pela Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), passando a ter caráter mundial desde 2019, ano da criação da Associação Mundial de Enoturismo (AMETUR). Assim, um pouco por todo o país e por todo o mundo, agentes de enoturismo, produtores e municípios assinalam este dia com a dinamização de diversas experiências vínicas.