Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIANA DO CASTELO COMEMORA DIA INTERNACIONAL DAS FLORESTAS COM SEMENTEIRA, TRILHOS E REFLORESTAÇÃO

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinala esta terça-feira, dia 21 de março, o Dia Internacional das Florestas com atividades diversas que incluem sementeira e estacaria, trilhos e reflorestação de um monumento natural.

floresta viana.jpeg

Assim, entre as 8h45 e as 12h30, a primeira atividade acontece no Laboratório de Propagação de Espécies Nativas Vegetais, com a participação de 66 alunos do pré-escolar que terão a possibilidade de fazer a sementeira e estacaria para a propagação de espécies nativas como carvalho, salgueiro e acer.

Entre as 10h00 e as 11h30, será promovida a iniciativa “À descoberta da Floresta”, com uma turma da Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, a desenvolver no Monte Galeão. Será assim proporcionado um trilho no Monte Galeão, onde os participantes terão a oportunidade de realizar a monitorização deste ecossistema.

Será abordada a importância da floresta, as diferentes camadas que a compõem, a importância da manta morta e o uso de musgos e líquenes como bioindicadores da qualidade do ecossistema florestal. Serão ainda, e com recurso a guias de campo, identificadas as espécies existentes no local em estudo, envolvendo cerca de 20 participantes.

De tarde, entre as 14h30 e as 16h30, desenrola-se uma ação no âmbito do protocolo de cooperação para Manutenção Ecológica das Áreas Classificadas com a empresa Painhas, o Monumento Natural das Dunas Trepadoras do Faro de Anha.

Neste âmbito, será promovido o corte de acácias secas (descascadas em ações anteriores) por equipa de sapadores, sendo que as duas dezenas de participantes irão organizar os sobrantes e fazer a reflorestação da área com espécies autóctones, nomeadamente medronheiro, pinheiro manso, carvalho alvarinho e cupressus.

No dia 21 de março assinala-se o Dia Internacional das Florestas. Foi implementado através da resolução 67/200 da Assembleia Geral das Nações Unidas, a 21 de dezembro de 2012. O tema para 2023 é «Florestas e Saúde». O objetivo é assinalar a importância das florestas ao nível da saúde. Estas purificam a água e o ar, capturam carbono em luta pelas alterações climáticas, produzem comida e medicamentos que salvam vidas, melhoram o nosso bem-estar.