Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIANA DO CASTELO: CENTRO DE ESTUDOS REGIONAIS DEBATE “O FUTURO DA AGRICULTURA E DO MUNDO RURAL NO ALTO MINHO

No próximo dia 7 de março realiza-se a conferência “Agricultura e Mundo Rural no Alto Minho – para onde vamos?”, por Nuno Vieira e Brito, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, às 17.15 horas. Trata-se da terceira conferência do XIII Ciclo de Estudos “Terra”, iniciativa organizada pelo Centro de Estudos Regionais

Na sessão anterior do Ciclo de Estudos, realizada no dia 22 de fevereiro, a geóloga Raquel Alves apresentou uma comunicação sobre as minas e os recursos minerais da Serra d’Arga, dando nota da sua riqueza patrimonial, sustentada em várias fontes e evidências. Recuperando e atualizando parte da sua investigação, a conferencista referiu-se, entre outros aspetos, aos espaços mineiros abandonados e à história da mineração na Serra, fundamentalmente, durante os séculos XIX e XX. Foi mais um excelente momento de divulgação de conhecimento científico e de reflexão sobre o desenvolvimento local e regional.

Nuno Vieira e Brito é Doutor em Ciências Veterinárias, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – Ciências Animais e Veterinárias e Mestre em Produção Animal, pelo International Center for Advanced Mediterranean Agronomic Studies. Licenciado em Medicina Veterinária, pela Escola Superior de Medicina Veterinária da Universidade Técnica Lisboa, é atualmente Professor Catedrático do Instituto Universitário das Ciências da Saúde e Professor Coordenador da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima. Exerceu as funções de Secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, em 2015, e publicou diversos livros e artigos científicos em revistas da especialidade.

O programa do XIII Ciclo de Estudos prevê a concretização de mais uma conferência no mês de março, no dia 14.

As sessões estão abertas à participação de todo o público.

A direção do Centro de Estudos Regionais