Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIANA DO CASTELO: CANOÍSTAS DO DARQUE KAYAK CLUBE PREPARAM-SE PARA OS JOGOS OLÍMPICOS

DKC: A 35 dias dos Jogos Olímpicos Antoine Launay disputou a Taça do Mundo em Praga. Recorde de número de maratonistas da DKC a pontuar no campeonato nacional, em Prado. Adriana Passos foi 7ª.

Adriana Passos camp nac maratonas.JPG

A contagem decrescente já iniciou. Faltam 35 dias para que pela primeira vez um  atleta de canoagem de um clube vianense represente Portugal nos Jogos Olímpicos, a maior competição planetária.

Para isso Antoine Launay continua a sua preparação nos grandes  palcos mundiais, para que consiga estar na plenitude da sua forma em Tóquio. É o caso da Taça do Mundo que decorreu em Tóquio com a presença de praticamente todos os atletas apurados para os Jogos Olímpicos.

Antoine apurou-se para a semifinal, na segunda manga eliminatória em 3º lugar. Na semifinal não conseguiu alcançar a final tendo ficado a 1,02 segundos do desejado 10.º lugar. Classificando-se assim em 14º lugar por países e 20º individual. O atleta da DKC ao serviço da selecção nacional cumpriu o percurso sem qualquer penalização.

Com os Jogos Olímpicos 2020+1 a 35 dias de distância, esta Taça do Mundo contou com a presença dos atuais campeões olímpicos e mundiais, sendo tida como a competição de slalom mais forte desde 2019.

A segunda Taça do Mundo de Slalom deste ano vai realizar-se na Alemanha, em Markkleeberg, de 18 e 20 de junho.

Noutra especialidade, a maratona, a DKC de Viana apresentou a sua renovada e muito jovem equipa de maratonistas no campeonato nacional de maratonas, em Prado com ganhos de experiência, tendo conseguido bater o seu recorde em número de atletas a pontuar em kayak, nas categorias de juniores e seniores.

Apesar da especialidade da maratona estar a atravessar algum definhamento, face à sua perca de popularidade e pelo facto de não ser especialidade olímpica, apresentando-se com poucos atletas em competição, não deixa de ser uma prova digna, e de servir de experiencia para a formação integral dos canoístas.

Para isso valeu o empenho de uma dezena de canoístas que a DKC inscreveu nesta prova, sobretudo em kayak.  Os resultados foram promissores face à tenra idade dos competidores desta nova equipa de maratonistas, com estreantes, pois a sua maioria logrou pontuar, o que cumpriu os objetivos definidos para esta competição.

Resultados:

Adriana Passos – 7º k1 júnior feminino

Mário Vieira / Pedro Meira Marques – 10º k2 sénior

Gabriel Almeida / Gabriel Rego – 12º k2 júnior

Gabriel Rego – 17º k1 júnior

Bruno Caldas - 28º k1 júnior

O Presidente da DKC de Viana,

Dr. Américo Castro

Antoine Launay.jpg

Bruno Caldas camp nac maratonas.JPG

Gabriel Rego camp nac maratonas.JPG

Gabriel Rego e Gabriel Almeida camp nac maratonas.

Mario e Gil camp nac maratonas.JPG

Antoine e Peri Guerrero.JPG

Antoine Launay Praga.jpg