VIANA DO CASTELO: BLOCO DE ESQUERDA DEFENDE JUSTA REMUNERAÇÃO AOS PEQUENOS AGRICULTORES
As candidatas do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, Adriana Temporão e Edite Costa, estiveram reunidas, na tarde de segunda-feira, com a Associação para a Cooperação entre Baldios (ACEB), para perceber as dificuldades enfrentadas pelos mesmos.
Durante a reunião, foi referida a falta de preços justos garantidos à produção que levam a que a atividade seja pouco atrativa para jovens, como um dos constrangimentos que os baldios enfrentam nos dias de hoje. Outra das barreiras que a ACEB descreveu foi a perda de gente nas áreas adjacentes aos territórios baldios, o que leva a uma dificuldade em constituir legalmente os Órgãos Sociais do Baldio.
No final da reunião, Adriana Temporão defendeu que é necessário capacitar e valorizar os baldios e avançar com um modelo sustentável e biodiverso de floresta, priorizando espécies autóctones e promovendo a gestão associativa da floresta.
A cabeça de lista destacou ainda que deve ser criado um mecanismo de justa remuneração aos pequenos agricultores bem como o pagamento por serviços ao ecossistema, para remunerar os pequenos proprietários florestais e os pequenos agricultores pela promoção da biodiversidade e pelas estruturas de prevenção dos incêndios rurais.