VIANA DO CASTELO ACOLHEU HOJE A CERIMÓNIA OFICIAL DAS COMEMORAÇÕES DO DIA DA MARINHA
Realizou-se hoje, 27 de outubro, a cerimónia oficial das comemorações do Dia da Polícia Marítima, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, do Almirante Autoridade Marítima Nacional, Almirante Henrique Gouveia e Melo, do Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor-Geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, entre outras entidades.
No decorrer do evento, procedeu-se à imposição de condecorações a elementos da Polícia Marítima e a uma homenagem aos elementos já falecidos, seguindo-se o desfile de elementos e meios da Polícia Marítima, assim como a demonstração de capacidades e desfile de meios náuticos.
Ao assinalar os 105 anos da Polícia Marítima, o Comandante-Geral da Polícia Marítima e Diretor-Geral da Autoridade Marítima, Contra-almirante José Vizinha Mirones, realçou que o principal foco é "preparar o futuro, sem deixar de responder às exigências do presente", defendendo "uma polícia única, particular, com uma natureza genética iniguálavel e com uma matriz marítima insubstítuível".
O Contra-almirante José Vizinha Mirones dirigiu-se aos que "cumprem com eficácia e eficiência, mesmo em circunstâncias muito difíceis e perante um meio muito adverso, as amplas missões que lhes estão cometidas" e asseverou que "dão testemunho de dedicação e de profissionalismo ao serviço do nosso país".
Para o Almirante Henrique Gouveia e Melo, os que servem a Polícia Marítima "são indivíduos extraordinários porque, sendo uma polícia pequena, têm mais de 2.000 quilómetros de costa, fazem atividades diversas junto ao mar e são verdadeiramente a polícia marítima".
Na sua intervenção, o Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Álvaro Castelo Branco, reafirmou "o compromisso do Governo no sentido da contínua valorização, consolidação e modernização deste vetor fundamental da defesa do nosso país, a polícia marítima" e destacou ainda a visão do Governo, "de uma Polícia Marítima como um órgão de polícia e de polícia criminal de especialidade, unida, intrínseca na defesa nacional e materialmente agregada à Marinha".
As comemorações do Dia da Polícia Marítima 2024 decorreram entre 18 e 27 de outubro e contaram com várias atividades direcionadas ao público, como a exposição de meios da Polícia Marítima, e batismos de mar, a bordo de embarcações da Polícia Marítima, e de mergulho, bem como um Concerto da Banda da Armada, no Teatro Sá de Miranda.
Fonte: Autoridade Marítima Nacional