Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VIA-SACRA EM CELORICO DE BASTO ENCHEU DE FIEIS A IGREJA MATRIZ DE BRITELO

DSC04317.jpg

A encenação do caminho de Jesus desde a condenação até à morte na cruz, promovida pelo programa Celorico a Mexer do Município de Celorico de Basto,  decorreu esta terça, 15 de abril, na igreja matriz de S. Pedro de Britelo.

A Via Sacra ao vivo procurou ser um  momento solene para retratar a Paixão de Cristo, vivida neste período da Quaresma, que  antecede a Páscoa. Como habitualmente, toda a encenação  foi preparada com rigor para que a comunidade vive-se, ao longo das 14 estações, o caminho de Jesus até ao Calvário.  Grande parte das personagens bíblicas foram interpretadas pelos idosos do Celorico a Mexer, momentos plenos de devoção e fé.

Como habitualmente, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, marcou presença nesta cerimónia e enalteceu “ a importância destas ações numa comunidade que vive com intensidade a sua fé. O Celorico a Mexer é um programa que cria motivos e razões para manter os nossos idosos em comunidade e, por isso, proporciona  iniciativas que os movam a sair de casa, a participar , a sentir-se parte de uma comunidade que é de todos e para todos”.

Toda a cerimónia foi presidida pelo Arcipreste de Celorico de Basto, Francisco Medeiros, assistido pelo Pe. Carlos Macedo, pelo Pe. Sérgio Araújo e pelo Pe. Parcídio Rodrigues. Os cânticos foram divinamente cantados pelo coro dos funcionários da divisão de Desenvolvimento Social e Saúde do Município.

A Via Sacra pretende ser um momento de meditação e reflexão caraterísticas do tempo litúrgico vivido, a Quaresma. 

Em 2025, a Igreja celebra o Jubileu “Peregrinos da Esperança”, um tempo de renovação espiritual, perdão e reconciliação, em que somos chamados a viver a graça do perdão e a transformar as nossas vidas, renovando a nossa fé e compromisso com o Evangelho, pelo que esta Via Sacra levou todos os presentes a refletir sobre as diferentes dimensões da esperança: a esperança que surge no meio da dor, a esperança que brota do sofrimento e, acima de tudo, a esperança que se encontra na promessa da Ressurreição.

DSC04483.jpg

DSC04249.jpg

DSC04258.jpg

DSC04284 (2).jpg

DSC04337.jpg