Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VENCEDORES DO YMOTION SÃO REVELADOS ESTE SÃBADO EM FAMALICÃO

Gala final do concurso vai decorrer na Fundação Cupertino de Mirada com as presenças do músico Jorge Palma e do jornalista Mário Augusto

É já neste fim-de-semana que vão ser conhecidos os vencedores do Ymotion 2016 – Concurso e Mostra de Cinema Jovem. A gala final do festival, promovido pela Casa da Juventude do município famalicense, decorre este sábado, 12 de novembro, a partir das 21h30, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, com as presenças do músico Jorge Palma, do jornalista Mário Augusto e do presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha.

Jorge Palma associa-se à Gala Final do Ymotion com um concerto a solo ao piano (1).jpg

Jorge Palma associa-se ao momento com um concerto a solo ao piano para enriquecer culturalmente a noite em que serão conhecidas as curtas vencedoras da segunda edição do Ymotion, que tem 32 obras a concurso, realizadas por jovens de todo o país.  Já o homem que há 30 anos nos fala de cinema através da RTP, vai estar na gala final na qualidade de júri do festival, associando-se pessoalmente ao momento da consagração de novos talentos portugueses na área do cinema. 

Para além de Mário Augusto, o júri é composto pelo argumentista Tiago Santos, pelo jornalista Rui Pedro Tendinha, pelo produtor e realizador, Rodrigo Areias, e pelo produtor, Vasco Josué. 

A gala final é organizada em parceria com a Legião 501, uma organização internacional de fãs da saga “Star Wars”, que vão garantir um ambiente cénico ligado ao mundo da sétima arte. Na entrada para a gala os espetadores serão convidados a deixar um valor simbólico mínimo de um euro, que reverterá a favor de duas associações juvenis famalicenses que desenvolvem trabalho social. 

Recorde-se que o Grande Prémio do concurso, que recebe o nome do padrinho da edição deste ano do Ymotion, Joaquim de Almeida, corresponde a um prémio no valor de 1000 euros. Haverá ainda o Prémio Escolas, para as curtas produzidas em ambiente escolar, no valor de 500 euros, e prémios para a melhor realização, melhor argumento, melhor direção de fotografia, melhor banda sonora original e melhor curta de animação, no valor de 150 euros cada. 

Refira-se que o Ymotion é dirigido aos jovens entre os 12 e os 35 anos,  procurando promover a criação, produção e divulgação do cinema jovem português e fomentar sinergias entre escolas secundárias e instituições de ensino superior.