Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VALENÇA REALIZA FEIRA GASTRONÓMICA

Sabores Serranos – As Delícias e a Pega do Porco. Feira Gastronómica em São Julião - Valença

A Câmara Municipal de Valença e a Junta da União de Freguesias de São Julião e Silva promovem a terceira edição da Feira Gastronómica “Sabores Serranos – As Delícias do Porco”, no fim-de-semana de 31 de maio e 1 de junho, no Parque de São Sebastião, em São Julião.

Os sabores genuínos da carne de porco, como os enchidos, o presunto, o arroz de sarrabulho, o bolo do tacho, as belouras, o leitão e a orelha de porco, acompanhado da tradicional broa, do caldo verde de Valença, uma das 7 Maravilhas Gastronómicas de Portugal, bem como da doçaria tradicional e dos bons vinhos verdes locais. Dois dias em que será possível petiscar, comprar, apreciar e deliciar-se com vários pratos tradicionais.

Do programa de animação do evento destaca-se a Pega do Porco, na lama, domingo 1 de junho, a partir das 17h30. Um recinto fechado, completamente enlameado e com porcos-bravos (javalis) convidará as várias equipas a demonstrar a sua destreza em agarrar o animal. Cada equipa será constituída por dois jogadores, podendo ser masculina ou feminina. Ganha a equipa que conseguir agarrar o porco no melhor tempo. Do programa de animação consta, ainda um encontro de folclore com grupos da região.

Os Sabores Serranos são uma iniciativa da Câmara Municipal de Valença e da Junta da União das Freguesias de São Julião e da Silva com o apoio da Comissão de Festas de São Sebastião e Rancho Folclórico de São Julião.

Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara Municipal, “Os Sabores Serranos são um exemplo do aproveitamento e potencialização dos  recursos locais, dando valor ao que é nosso, genuino e tradicional”.