Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VALENÇA PROMOVE INICIATIVA “DÁ NOVA VIDA À TUA ROUPA”

O Município de Valença associando-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos e está a promover a iniciativa  “Dá Nova Vida à Tua Roupa”, nos estabelecimentos de ensino do concelho, até ao dia 25 de novembro.

Valença  Roupa (5).jpg

Assim, todos os alunos do concelho de Valença foram convidados a trazer uma peça de roupa, que não usem, para a escola. Essa peça será reutilizada na Loja Social de Valença por quem mais necessita.

Espera-se que com esta iniciativa se possa angariar uma importante quantidade de peças de roupa que possam ajudar os mais carenciados.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos tem por tema, este ano  "Têxteis circulares e sustentáveis”

A moda é uma das formas que o ser humano utiliza para se expressar. Por trás dos tapetes vermelhos, desfiles de moda e vendas, existe uma enorme indústria que emprega mais de 1,5 milhão de pessoas apenas na Europa. Mas o outro lado da moeda conta uma história diferente, menos brilhante e muito mais alarmante.

A indústria têxtil e de vestuário é um dos setores mais poluentes, juntamente com a habitação, transporte e alimentação. Isso é causado pelo forte impacto que tem no uso da terra, na poluição da água e até nas emissões de gases do efeito estufa. Este setor tem um alto impacto ambiental e social em todas as fases: desde a produção, distribuição, uso e pós-uso (coleta, triagem, reciclagem e gerenciamento final de resíduos, que na maioria das vezes está relacionado à incineração e aterros).

O Desperdício está fora de moda. A edição de 2022 da Semana Europeia da Redução de Resíduos vai centrar-se no têxtil para evidenciar o forte impacto que tem no nosso planeta mas, principalmente, para inspirar ações que tragam mais circularidade ao setor têxtil.