Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

VALENÇA CELEBRA FERIADO MUNICIPAL – DIA DE SÃO TEOTÓNIO

Valença celebra o Feriado Municipal em honra de São Teotónio - O Primeiro Santo Português, a 18 de fevereiro, homenageando as personalidades e instituições valencianas que se destacaram no último ano.

Na sessão solene, o Município de Valença, vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal à jornalista Fátima Campos Ferreira, ao artista Marco Santos, à Casa Toga, ao Centro Humanitário de Valença da Cruz Vermelha Portuguesa, à ASRAR - Associação Social e Recreativa dos Aposentados e Reformados do Concelho de Valença e a título póstumo a Paulo Pacheco, Presidente da União de Freguesias de Gondomil e Sanfins.

Outro dos momentos de destaque das comemorações prende-se com a apresentação do livro "São Teotónio - O Primeiro Santo Português - De Valença para o Mundo", da autoria de Secundino Cunha, que pretende reforçar a importância da figura de São Teotónio para a identidade valenciana.

A sessão decorrerá às 11h00, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei, contando com momentos musicais a cargo da Academia de Música da Fortaleza de Valença.

Programa das Comemorações

9h – Içar da Bandeira / Hino, com a participação da Associação Musical de São Pedro da Torre, nos Paços do Concelho.

9h15 - Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio, na Coroada - Fortaleza de Valença.

9h30 – Deposição de Coroa de Flores a São Teotónio, no lugar de Tardinhade – Ganfei.

9h45 – Missa e Procissão, com a participação da Associação Musical de São Pedro da Torre, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei.

11h15 – Sessão Solene do Feriado Municipal, na sede da Junta de Freguesia de Ganfei com intervenções do Presidente da Assembleia Municipal e do Presidente da Câmara Municipal.

12h30 – Apresentação do Livro “São Teotónio, o Primeiro Santo Português de Valença para o Mundo”, de Secundino Cunha.

16h00 - Concerto do Coral Polifónico São Teotónio - 38º aniversário na sede da Junta de Freguesia de Ganfei

𝗦𝗮̃𝗼 𝗧𝗲𝗼𝘁𝗼́𝗻𝗶𝗼 | 𝟭º 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀

Nasceu em 1082 na freguesia de Ganfei e faleceu, em Coimbra, a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000 moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Feriado Municipal de Valença.jpg

VALENCIANO SÃO TEOTÓNIO FOI O PRIMEIRO SANTO PORTUGUÊS

São Teotónio, o primeiro santo português que ajudou a fundar Portugal

São Teotónio nasceu em Valença, em 1002, tendo sido criado pelo seu tio-avô e Bispo de Coimbra, D. Crescónio. Formado em Teologia e Filosofia em Coimbra e Viseu, tornar-se-ia Prior da Sé desta cidade em 1112.

123251604_2785596091698740_8478589436715508195_n.p

Peregrinou por duas vezes à Terra Santa. Quando regressou da primeira, foi-lhe oferecido o Bispado de Viseu, que recusou. Ao voltar da segunda, em 1131, fundou com outros dez homens de grande virtude o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, tornando-se o seu primeiro prior, revelando-se um membro eminente e muito admirado, nomeadamente por S. Bernardo de Claraval.

Em 1153 o Papa Adriano IV quis fazer de São Teotónio Bispo de Coimbra, seguindo o legado do seu tio-avô, mas o santo recusou.

São Teotónio assumir-se-ia desde cedo como um fervoroso apoiante da independência portuguesa, sendo inclusive conselheiro de D. Afonso Henriques. Tido como homem muito respeitado e de grande valor, terá sido ele a convencer o Rei a libertar milhares de moçárabes que tinham sido feitos cativos na sequência da guerra de Reconquista realizada pelas tropas portuguesas.

São Teotónio foi um importante participante no processo político-religioso que culminaria com o reconhecimento da independência de Portugal pelo Papa Alexandre III em 1179, com a bula “Manifestis Probatum”.

Falecido a 18 de fevereiro de 1162, não chegaria a assistir a tal momento marcante da História portuguesa, tendo sido sepultado numa capela do Mosteiro de Santa Cruz, mesmo ao lado do local onde se encontra o túmulo de D. Afonso Henriques.

Em 1163, um ano após a sua morte, o Papa Alexandre III canonizou-o, tornando-se deste modo São Teotónio o primeiro santo português reconhecido pela Santa Sé. O seu culto foi espalhado pelos agostinianos um pouco por todo o mundo, sendo até aos dias de hoje o santo padroeiro da cidade de Viseu e da respetiva diocese. É ainda padroeiro da sua terra natal, Valença.

No concelho de Odemira, uma extensa freguesia foi também batizada com o nome do santo, que evidentemente é também seu padroeiro. A Igreja Católica celebra-o no dia da sua morte, 18 de fevereiro.

Fonte: Miguel Louro / Nova Portugalidade