Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

UNIVERSIDADES ESPANHOLAS ACOLHEM PROFESSORES E INVESTIGADORES PORTUGUESES

Fundação Endesa e Fundação Carolina criam programa de bolsas para Portugal

A Fundação Endesa e Fundação Carolina criaram um programa de bolsa de mobilidade destinado a professores e investigadores portugueses com o objetivo de promover a cooperação cultural e científica entre Portugal e Espanha.  O programa, que foi apresentado hoje na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a presença do presidente da Fundação Endesa, Borja Prado e o diretor da Fundação Carolina, Jesús Andreu, prevê a atribuição de 15 bolsas nas áreas da Educação, Engenharia e Meio Ambiente. 

Endesa

Trata-se de um programa pioneiro, criado exclusivamente em Portugal e destina-se a financiar trabalhos de investigação de alto nível. As bolsas de estudo permitirão que candidatos de oito universidades portuguesas (Porto, Lisboa, Minho, Coimbra, Universidade Nova de Lisboa, Aveiro, Évora e o Instituto Universitário de Lisboa) completem a sua formação e realizem as suas investigações em Espanha.

Este programa de mobilidade permitirá aos bolseiros ir para uma das 47 universidades públicas espanholas com as quais a Fundação Carolina tem um acordo, ou com qualquer centro público de investigação, como o como o Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC).

Para Borja Prado, “este programa de bolsas integra-se nos objetivos da missão da Fundação Endesa, de promoção de uma educação inovadora e da excelência académica, permitindo um maior intercâmbio entre as universidades portuguesas e espanholas. A Fundação Endesa tem um claro compromisso com o desenvolvimento de projetos de carácter educativo e formativo como meio de promoção do talento e da empregabilidade.

Os candidatos a estas bolsas deverão ter nacionalidade portuguesa, estarem envolvidos numa investigação relacionada com as áreas de Educação, Engenharia e Meio Ambiente e possuírem uma carta-convite de alguma das universidades que participam no programa.

As candidaturas foram lançadas a 9 de janeiro e terminam a 5 de abril. Os pedidos podem ser feitos através do site da Fundação Carolina: www.fundacioncarolina.es

De acordo com Jesús Andreu Ardura, diretor de Fundação Carolina, “este programa é mais um passo na aproximação entre Portugal e Espanha. Os nossos países estão cada vez mais unidos e são uma referência de estabilidade na Europa. É muito importante que esta colaboração se reflita em trabalhos de investigação, criando redes científicas competitivas a nível internacional”.

Na apresentação deste programa estiveram presentes, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Borja Prado, presidente da Fundação Endesa; Nuno Ribeiro da Silva, diretor geral da Endesa Portugal; Jesús Andreu Ardura, diretor geral da Fundação Carolina e Eduardo Gutiérrez, embaixador de Espanha em Portuga e Guilherme d’Oliveira Martins, administrador executivo da Fundação Gulbenkian.