Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

“UMA CONVERSA, UM LIVRO E ÀS VEZES UM FILME” TRAZ A CAMINHA CARLOS FIOLHAIS, AUTOR DE “TODA A FÍSICA DIVERTIDA

2015-11-25-grs-carlos-fiolhais-11[1].jpg

Apresentação do livro terá lugar dia 9 de novembro, pelas 17H00, na Biblioteca Municipal de Caminha

Depois de Fátima Campos Ferreira, em novembro, “Uma Conversa, Um Livro e às vezes um Filme” vai apresentar o livro “Toda a Física divertida”, de Carlos Fiolhais. A sessão terá lugar já no dia 9 de novembro, pelas 17H00, na Biblioteca Municipal de Caminha. A apresentação está a cargo de Raul Lima.

“Toda a Física divertida”, tem como ilustrador José Bandeira.

Carlos Fiolhais conta com um curriculum invejável. “Doutorado na Universidade Goethe, em Frankfurt em Main, em 1982, Carlos Fiolhais é professor de Física na Universidade de Coimbra (aposentado). Publicou mais de 70 livros, alguns deles editados noutros países, entre os quais onze (doze com este) ensaios na Gradiva, e 37 manuais escolares. Foi Diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. É um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecidos em Portugal. Foi agraciado com vários prémios e distinções, entre os quais o Globo de Ouro em Ciência da Sic e a Ordem do Infante D. Henrique. A Câmara Municipal de Coimbra criou uma biblioteca com o seu nome. Escreve atualmente para o Correio da Manhã e o Jornal de Letras, mantém o blogue De Rerum Natura e dinamiza o podcast do jornal Público «Mais Lento do que a Luz», em parceria com o bioquímico David Marçal. Dirige desde o número 200 a coleção «Ciência Aberta» da Gradiva. Codirigiu as Obras Pioneiras da Cultura Portuguesa e a História Global de Portugal publicadas pela Temas e Debates”.

Na sinopse do livro “Toda a Física divertida” lê-se: “Caso inédito de sucesso em Portugal nos anos de 1990, Física Divertida, de Carlos Fiolhais, foi publicado num desses raros momentos de alinhamento dos astros em que livro, autor, ilustrador e leitores se aguardavam mutuamente abrindo assim uma nova via de acesso ao conhecimento até então ignota. À semelhança de outros livros de divulgação científica que a Gradiva publicou, Física Divertida cativou leitores de todas as idades e acumulou dezenas de edições.

Quando mais tarde surgiu Nova Física Divertida, que complementava o conteúdo do primeiro volume dedicado à física clássica com a física moderna (desde a física quântica e a física relativista até às físicas atómica, nuclear e de partículas), o sucesso do autor repetiu-se, e uma nova leva de leitores voltou a fascinar-se com o facto de a ciência poder ser não só interessante como ainda divertida.

A reedição integral revista e aumentada destes dois textos impunha-se agora não só porque os leitores continuavam a procurar os livros de Carlos Fiolhais, mas também porque o autor continua a pensar que a divulgação dos aspetos lúdicos da física pode destruir inapelavelmente a ideia preconcebida da física como ciência obscura e maçadora.

Cuidadosamente atualizada com os mais recentes avanços científicos, Toda a Física Divertida traz de volta a uma nova geração de leitores a singular capacidade de comunicação de Carlos Fiolhais bem como o seu reconhecido sentido de humor.”

A iniciativa “Uma Conversa, Um Livro e às vezes um Filme” decorre regularmente na Biblioteca Municipal de Caminha e é organizada pela Câmara Municipal e Amigos da Rede de Bibliotecas de Caminha.

Capturarfio.JPG