TRAJE À VIANESA: PARA QUE SERVE A CERTIFICAÇÃO?
"Este objeto foi coletado por Stewart Culin (1858-1929) durante uma expedição de coleção em 1922. Culin foi o primeiro Curador de Etnologia do Museu do Brooklyn, servindo de 1903 a 1929.
Possuindo uma curiosidade insaciada e apetite por coletar objetos de todos os tipos, Culin realizou mais de vinte expedições mundiais entre 1901 e 1928. As viagens abrangevam territórios indianos americanos, Nova Inglaterra, Ásia, Índia, Grã-Bretanha e toda a Europa Oriental e Ocidental.
As sete expedições entre 1917 e 1928 foram especificamente focadas na coleta de têxteis regionais e trajes da Europa Oriental e Ocidental e, em menor grau, nova Inglaterra.
As metas de Culin para essas viagens não eram apenas expandir as explorações do Museu, mas também preservar seus contextos culturais. Ele fez isso através da acumulação de fotografias, cadernos e efêmeros que documentaram as circunstâncias sociais, comerciais e culturais em torno de sua aquisição.
Sua filosofia de coleta abraçou peças raras e de alta qualidade, bem como aquelas que representavam o cotidiano ou eram de particular interesse social ou histórico."
Fonte: https://www.metmuseum.org/art/collection/search/157888