TORRE DE CARDIELOS (OU DE D. SAPO): UM DESCANSO PARA AS FEIRAS NOVAS – CRÓNICA DE TITO DE MORAIS
Situada a uma dúzia de quilómetros da vila de Ponte de Lima, a Quinta da Torre de Cardielos (ou de D. Sapo), a qual já não existe, pois foi demolida em 1806, é um local paradisíaco para descanso nos dias de hoje, mas repleta de história perdida nos tempos…
Conhecida com residência solarenga dos Velhos Barretos de Viana do Castelo, das primeiras e mais honradas famílias da sede do distrito, a propriedade está envolta na Lenda de D. Sapo, a qual foi recriada em 2019, com feira medieval e outras actividades.
Como figura central dessa tradição popular na localidade e redondezas, a qual remonta a centenas de anos atrás, recorda-se o nome de Florentino Barreto, um tirano Senhor da dita Torre ou Paço, cuja recordação quase lembra tempos dum feudalismo na Ribeira Lima!
A narrativa ocorrera há cerca de quinhentos anos, e manteve-se em memória oral em gerações de cardielenses e mais além, que recordam, às vezes em tom hilariante, daquela terra “ de direito de pernada”…
Desse avoengo tronco de Barretos Velhos da então Viana da Foz do Lima, um descendente ilustre do Florentim (ou Florentino), realça o trineto João Pais Barreto, que ainda criança partiu para as partes do Brasil. No nordeste da grande colónia, o vianense um dos colonizadores de Pernambuco e senhor de engenho de acúçar. Possuía pelo menos dois, os quais chegavam a produzir 5000 arrobas anuais.
Histórias, recordações duma casa que também dizem foi a sede da Honra de Cardielos, e descanso de gente ilustre, como por exemplo o saudoso Presidente da República, Mário Soares, em 1985 aquando deslocação ao Alto Minho. E, além de Barretos, por lá também residiram os brasonados Maciéis Aranhas.
Já nos finais do século XIX, a torre desaparecida e a reforma do solar, fizeram surgir habitações ao gosto da época, quiçá com restos de cantaria reaproveitada. A história propriedade passou então a pertencer á família Antunes Correia. Nesse apelido, salientou-se Américo (1899-1982), uma referência na gastronomia regional portuguesa. A ele se deve a existência da Pensão Rio Lima, junto do demolido Prédio Coutinho, e o Restaurante do mesmo nome à face da EN 202 em Cardielos, onde nasceu o Bife da Páscoa há sessenta anos…
Por isso, relaxe pela Quinta já sem D. Sapo, entre campos e jardins verdejantes e pedras históricas, neste fim de semana de Feiras Novas, esgotado que está o alojamento em Ponte de Lima, até sugerimos fique por lá, pois Cardielos também sabe receber …