Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

TERRAS DE BOURO EXPLICA A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA AOS MAIS JOVENS

Workshop sobre “A água como um dos constituintes dos alimentos que consumimos”

O Centro Municipal de Valências de Terras de Bouro realizou no dia 28 de novembro, um Workshop sobre “A água como um dos constituintes dos alimentos que consumimos” para alunos do 4.º Ano do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.

IMG_8803.jpg

Com a realização desta atividade que faz parte da área de projeto definida para o ano escolar 2016/2017, pretendeu-se demonstrar às crianças que a água não existe apenas no seu estado puro, podendo ser encontrada também, por exemplo nos alimentos que consumimos, como no caso dos legumes; demonstrar que a quantidade de água presente nos alimentos varia de alimento para alimento; fazer as crianças compreenderem a importância da água para a manutenção da vida humana; incutir nas crianças a adoção de estilos de vida saudáveis.

Na parte inicial deste workshop as crianças assistiram à confeção de uma sopa saudável. De seguida o nutricionista do centro municipal de valências explicou às crianças que a água também entra na constituição dos alimentos, variando a sua percentagem de alimento para alimento.

No final todas as crianças foram convidadas a provar a sopa que ajudaram a confecionar e foi distribuído a todos um folheto educativo relacionado com a temática abordada, bem como um certificado de participação.

Estas atividades para além da componente educativa que têm procuram também incutir nas crianças a adoção de estilos de vida saudáveis, fazendo-as compreender que comer determinados alimentos não tem que ser necessariamente uma obrigação, mas sim uma satisfação.

Workshop “Pensar como cientista –experimento…logo aprendo”

O Centro Municipal de Valências de Terras de Bouro realizou dois workshops sobre a temática “Pensar como cientista – experimento…logo aprendo”, no dia 22 de novembro para os alunos do Pré-escolar do Gerês e do 1.º Ciclo de Rio Caldo e no dia 28 de novembro para os alunos do 3.º Ano do Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro.

Esta atividade abordou temas que integram a componente letiva definida para os alunos do 3.º ano, tendo sido efetuadas diversas experiências de mecânica simples que envolveram rodas dentadas, molas e elásticos, alavancas, balanças, baloiços, mobiles, etc…

Para o efeito, os alunos foram organizados em grupos que trataram cada uma das matérias abordadas, separadamente, de forma a fazê-los compreender: como funcionam as rodas dentadas; como funcionam as molas; como funcionam as alavancas e para que servem; como fazer um baloiço; como conseguir o equilíbrio de uma balança, entre outras.

IMG_8806.jpg

IMG_8809.jpg

IMG_8839.jpg

IMG_8871.jpg

IMG_8898.jpg