Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

TERRAS DE BOURO ENSINA COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

Terras de Bouro acolheu primeira sessão sobre recolha seletiva e compostagem doméstica

Tendo por mote o duplo lema: ”Temos a liberdade de reciclar e compostar/Temos a responsabilidade de viver melhor”, decorreu a 29 de março, na câmara municipal, a primeira palestra dedicada à recolha seletiva de resíduos e compostagem doméstica.

CAPA

A sessão, que contou com as boas-vindas e presença da Chefe de Gabinete da Presidência, Dra. Liliana Machado, foi orientada pelo Professor José Rodrigues da associação de conservação da natureza e defesa do ambiente QUERCUS, que além das explicações sobre o problema dos resíduos sólidos urbanos e benefícios da sua devida separação no processo de reciclagem, apresentou as inúmeras vantagens da compostagem, nomeadamente, como processo de valorização da matéria orgânica que consiste na decomposição dos resíduos domésticos por ação de microrganismos que, na presença de oxigénio (processo aeróbio), originam uma substância final designada composto, rico em húmus e nutrientes. O composto, que se obtém no fim do processo, poderá ser utilizado como adubo, uma vez que melhora substancialmente a estrutura do solo. Esta matéria possui assim fungicidas naturais e organismos benéficos que ajudam a eliminar os organismos patogénicos que perturbam o solo e as plantas.

A Campanha de Sensibilização Intermunicipal para a Compostagem Doméstica, que terá a sua segunda sessão a 6 de junho, na vila do Gerês, é uma campanha de sensibilização que tem como objetivo sensibilizar a população em geral e a população escolar para a compostagem doméstica.

Esta ação resulta de uma candidatura promovida pela Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado) para o território da NUT III Cávado, financiada pelo PO SEUR.

DSC06965

DSC06966

DSC06969

DSC06975

DSC06977