Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

TERRAS DE BOURO ENSINA APICULTURA

Revitagri promoveu formação em apicultura em Terras de Bouro

No dia 8 de Fevereiro, o Salão Nobre dos Paços do Concelho acolheu um workshop sobre certificação e rotulagem do mel e seus derivados. A acção decorreu no âmbito do Projeto Revitagri-PNPG e contou com o apoio do Município de Terras de Bouro.

CAPAtnbou.jpg

Depois dos agradecimentos iniciais pela disponibilidade e interesse manifestados, apresentados pela da Dr.ª Ana Vale, Coordenadora do Projeto REVITAGRI, o Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, agradeceu igualmente e realçou a presença dos produtores que estiveram na reunião, além do trabalho dos técnicos municipais na concretização desta actividade, aproveitando a ocasião para deixar um repto aos apicultores: que participem ativamente no Concurso de Mel que se realiza no âmbito da Feira de S. Martinho, tendo assim uma excelente oportunidade para valorizar o seu produto oficial e demonstrar a qualidade do seu trabalho.

20190208_151439.jpg

Presença importante foi também a do Prof. Mota Alves, Presidente da ATAHCA, parceira estratégica e fundamental do Município de Terras de Bouro, que agradeceu o convite e realçou as enormes potencialidades naturais do nosso concelho, além de ser uma referência turística única. Terras de Bouro, afirmou, reúne uma enorme capacidade de produzir e revitalizar este setor, sendo, igualmente, capaz de atrair uma população mais jovem para este tipo de produção. Será, sem dúvida, muito importante a certificação do nome “Mel do Gerês”, até pela tradição secular que Terras de Bouro tem produzir produtos endógenos de excelente qualidade, realçou o Prof. Mota Alves.

20190208_144452.jpg

A “Certificação e Rotulagem de mel e seus derivados” foram assim os temas centrais do encontro onde se procurou realçar e alertar para certificação como prática cada vez mais utilizada para proteger e valorizar os produtos, além da estratégica rotulagem oficial, aspetos apresentados pela pela Engª Agrária Eduarda Oliveira e pelo Engº Eduardo Martins, Técnico da CERTIPLANET.

20190208_144503.jpg