Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

"TERRA PURA DISTINGUE CANTADEIRAS DO SOAJO

Cantadeiras de Soajo na Lista de 10 discos selecionados pela Terra Pura / Crónicas da Terra em Dezembro de 2017

Foi com grande orgulho que o Município viu o primeiro trabalho discográfico do grupo arcuense das cantadeiras de Soajo, “Por Soajo, com Soajo”, ter sido selecionado para a lista dos 10 discos portugueses e de artistas estrangeiros residentes em Portugal, selecionados pela Terra Pura / Crónicas da Terra em Dezembro de 2017.

por soajo_cantadeiras_soajo

“Por Soajo, com Soajo” é um trabalho composto por 17 temas (S. João de Soajo (1), Um ai meu amor um ai (2), Sachadeiras (3), Viúva (4), Cantigas de escárnio e maldizer (5), Cantigas de amor (6), Senhora da Peneda (7), Saudades (8), Cantares de serão (9), Desafio (10), Quadras soltas (11), Quem me move, bem me entende (12), Soajo I (13), Soajo II (14), Desfolhadas (15), Cantigas ao arco (16) e Rapsódia (17)) que faz o registo cultural e etnográfico da Terra, conservando-o pelos vindouros.

Este grupo de 12 elementos é composto por Elisabete Barbosa, Deolinda Araújo Fidalgo, Fátima Sousa do Souto, Florinda da Conceição Cerqueira, Gracinda Enes Gonçalo Martins, Guida Enes, João Barreira da Costa, Luísa Neto Gomes, Manuel Gonçalves (Vira), Maria Fernandes Domingues Carvalho, Maria Joaquina Veloso Enes Viana Rebola e Perpétua Fidalgo.

O Crónicas da Terra é um espaço de reflexão e de divulgação musical da folk, da chamada “world music” e das suas múltiplas ramificações que conta com 13 anos de existência. A primeira versão deste espaço surgiu em 1997, agregado ao projeto Musicnet da Rede Terravista.