TEATRO: A GIRAFA QUE COMIA ESTRELAS CONQUISTA PÚBLICO DE PONTE DA BARCA
O auditório municipal de Ponte da Barca acolheu, na noite do último sábado, a representação teatral da peça "A Girafa que Comia Estrelas" pela Companhia de Teatro local, Movimento Incriativo, uma iniciativa inserida no IV Festival de Teatro de Ponte da Barca. Sob a direção de António Rocha, a produção enraizada no conto homónimo de José Eduardo Agualusa, ultrapassou as expectativas da audiência de todas as idades que encheu o recinto.
A história centra-se em Olímpia, uma girafa singular em estatura e aspirações, que procura algo celestial enquanto se alimenta de estrelas no ponto mais alto da savana. O encontro inusitado com D. Margarida, uma galinha do mato com um repertório de frases feitas, desencadeia uma amizade encantadora, revelando, através de suas vivências, a capacidade de contribuir para a resolução de complexos dilemas mediante esforços aparentemente modestos.
O elenco era composto por António Rocha, Céu Bivar e Ricardo Dias. A música foi composta por António Rocha, a interpretação e arranjos por João Miguel Fernandes, enquanto as marionetas foram criadas por Rui Martins.
A colaboração na conceção de cenografia, adereços e figurinos entre António Rocha, Céu Bivar, Maria Pedro (Tita), Orlando Costa e Ricardo Dias resultou em um ambiente que transportou a plateia para o universo encantado da peça. O design de luz, elaborado por Jonathan Richter, acentuou a atmosfera mágica do espetáculo.
O IV Festival de Teatro encerra com a peça “A menina do mar”, pelo grupo de Teatro MinC Juvenil, no próximo sábado, dia 2 de dezembro, às 21h30, no auditório Municipal. A entrada é gratuita.