START-UPS TECNOLÓGICAS NACIONAIS PARTEM À CONQUISTA DE ESPANHA
2 de outubro, na Cidade da Cultura de Galicia (Santiago de Compostela)
Dez empresas tecnológicas da região Norte de Portugal partem à procura do seu crescimento internacional, participando em encontro de negócios de grande escala do sector TIC: a FEIRA ACEINT - A tecnologia na nova economia.
Vinte imagens a cada vinte segundos. As imagens avançam automaticamente à medida que os empreendedores apresentam uma ideia, um projeto empresarial, uma oportunidade de negócio. São 400 segundos de uma apresentação cuidada, prática e apelativa com promessa de grandes negócios. As chamadas PechaKucha 20x20, apresentações de formato simples e direto que as tecnológicas portuguesas selecionadas pelo BICMINHO vão utilizar como estratégia para atacar o mercado mundial a partir da Galiza.
Tudo isto acontecerá durante a FEIRA ACEINT - “A tecnologia na nova economia”, que terá lugar no próximo dia 2 de outubro na Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela. Trata-se duma iniciativa promovida pelo IGAPE - Instituto Galego de Promoción Económica da Galiza, com o apoio da Universidade de Santiago de Compostela e do BICMINHO – Centro Europeu de Empresas e Inovação.
INDUSTRIA 4.0 – A NOVA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Um encontro de negócios ambicioso que vai incluir, para além das apresentações PechaKucha 20x20, workshops, encontros bilaterais e encontros com investidores dirigido exclusivamente a start-ups tecnológicas da Eurorregião Norte de Portugal-Galicia, do sector TIC, em especial as TIC aplicadas à biotecnologia, à indústria agroalimentar, ao têxtil, ao turismo, ao automóvel, entre outras indústrias.
Será um espaço networking, para observar e para mostrar. Pequenas ações podem ter grandes efeitos e há que ter capacidade de adaptação. É a nova economia, a nova sociedade, a nova indústria. Um sistema global onde a partilha de experiências e de conhecimento entre os negócios é a chave do sucesso.
Confirmada está já a presença de dez empresas tecnológicas portuguesas que, com a ajuda do BICMINHO, terão a oportunidade de estabelecer parcerias, atrair investidores e aumentar as suas vendas internacionais. NQDA- Negro Esquisso, Slim Business Solutions, Plako, Northweb, Digital Species, Scale2Go, Ludik 380, Displr e Design by Bessa constituem a delegação portuguesa que, no seu conjunto, empregam já 50 trabalhadores e atingiram em 2014 uma faturação superior a 1 milhão e meio de Euros, dos quais cerca de 20% foram para o mercado externo.
‘O setor TIC está a mudar. E cada vez mais rapidamente. Por isso, para as start-ups tecnológicas, em especial as TIC aplicadas à indústria, a internacionalização é determinante para o sucesso empresarial na era da nova revolução industrial das fábricas do futuro e da Industria 4.0.’, refere Nuno Gomes, Administrador Executivo do BICMINHO.
ACE INT – EMPREENDER SEM FRONTEIRAS
Esta FEIRA ACEint - “A tecnologia na nova economia” realiza-se no âmbito do projeto ACEint – Empreender sem fronteiras(www.aceint.eu), um projeto que tem como objetivo fomentar a criação e internacionalização de empresas TIC com forte impacto positivo setores estratégicos de especialização inteligente da Eurorregião Norte de Portugal-Galiza.
Para além das aceleradoras de modelos de negócio, financiamento e internacionalização (www.aceint.eu/aceleradora-6/), o projeto ACEint lançou já um sistema de alertas sobre oportunidades de negócio internacionais para o sector TIC (http://aceint.eu/vigilancia-2/) bem como a realização de Estudos sobre o sector TIC internacional (www.aceint.eu/publicados-novos-estudos-sobre-o-sector-de-tic-internacional )e um primeiro fórum de investidores em empresas TIC (http://codigocero.com/Inaugurada-en-Compostela-a-Lonxa-de-Financiamento-ACEint).
Trata-se de um projeto de cooperação transfronteiriça com investimento total de 837.000 Euros, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no valor de 627.750 Euros, ao abrigo do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP).
Sobre o BICMINHO
O BICMINHO – CENTRO EUROPEU DE EMPRESAS E INOVAÇÃO é uma instituição sem fins lucrativos, certificada pela União Europeia com o EU-BIC para a promoção do Empreendedorismo e da Inovação, através do apoio à criação de novas empresas e à modernização e internacionalização das PME.
Com 15 anos de atividade, o BICMINHO atua ao serviço do interesse público da região e do país, tendo já apoiado a criação de mais de 200 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 93%, responsáveis pela criação de mais de 2.500 novos empregos e de um volume de negócios global em 2014 superior a 30 milhões de euros. Na área da Inovação Empresarial e Internacionalização oBICMINHO apoiou mais de 500 PME, que empregam mais de 8.000 trabalhadores em termos globais representam mais de 650 milhões de euros de volume de negócios, das quais 150 foram apoiadas ao nível da internacionalização.
O conceito EU-BIC (European Union Business and Innovation Centre) são um caso de sucesso com mais de 30 anos da intervenção da União Europeia. Criados em meados da década de 80 pela DG REGIO (então DG XVI), os EU-BIC promovem a criação de novas empresas inovadoras e ajudam as PME a inovar, através do apoio à inovação, incubação e internacionalização, promovendo o desenvolvimento económico das regiões, criando novos empregos e desenvolvendo novas ou PME existentes, atuando como um importante agente de desenvolvimento regional.
Os EU-BIC são um exemplo clássico de como as atividades financiadas pela União Europeia podem e devem ter um impacto concreto no crescimento económico e no aumenta da competitividade europeia. Em termos globais, os mais de 150 EU-BIC criaram milhares de novos negócios e dezenas de milhares de novos empregos qualificados e sustentáveis.
Em 2013 os mais de 150 EU-BIC apoiaram em termos globais 12.300 empreendedores que deram origem à criação de 3.000 novas empresas, com uma taxa de sucesso de 90%, e ajudaram a captar cerca de 284 milhões de euros em investimento, incluindo financiamento público, bancário e de risco. Geraram cerca de 13.000 novos empregos em start-ups e PME, com um investimento público muito eficiente de cerca de 8.800 euros por cada emprego criado. http://ebn.eu/sharedResources/users/59/Infographics_EBN_2014.pdf.
Mais informação em www.bicminho.eu e em www.ebn.eu.