Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESPORTO MARCA PRESENÇA EM FAFE NA FINAL DO CAMPEONATO EUROPEU DE ANDEBOL

"Estamos sempre onde se defende o desporto e onde se defende a dignidade social" – Pompeu Martins na abertura do Campeonato Europeu de Andebol INAS

Secretário de Estado do Desporto vai estar na final na próxima sexta-feira

A cerimónia oficial de Abertura do Campeonato Europeu de Andebol Adaptado decorreu, ontem à noite, no Teatro Cinema.

DCS_6308

Na cerimónia, o vereador do desporto, Pompeu Martins, deu a boas vindas aos atletas e equipa técnica das seleções portuguesa, francesa e polaca, congratulando-se por Fafe acolher um evento tão importante como é o Campeonato Europeu de Andebol Adaptado, realizado pela primeira vez. 

" Há duas razões que nos levaram a acolher este evento. A primeira prende-se com o facto de Fafe ser uma cidade de referência no que ao andebol diz respeito. Temos um histórico longo da prática de andebol. O Andebol Clube de Fafe é uma instituição de respeito e reconhecimento, que já deu mostras do seu enorme valor. Aceitamos também receber este campeonato, pela CerciFaf, que tem um papel preponderante no desenvolvimento do concelho. É uma instituição que nos enche de orgulho pelos resultados até agora obtidos. O trabalho destas duas instituições fez-nos aceitar e apoiar este Campeonato", explicou.

DCS_6299

Pompeu Martins referiu-se ainda à excelência do desporto praticado em Fafe.

"Temos investido muito na prática desportiva e no apoio a causas sociais e é um gosto para nós que gentes de fora venham conhecer esta cidade fantástica, com paisagens belíssimas e uma gastronomia de referência. Podem contar sempre connosco. Estamos sempre onde se defende o desporto e onde se defende a dignidade social", concluiu. 

DCS_6403

Na ocasião, Mário Lopes, Presidente da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, dirigiu as suas palavras de agradecimento a todos os membros da organização e em especial a Fafe por tão bem receber e por apoiar este campeonato.

"Este evento é um exemplo de um processo de aproximação entre associações. O trabalho desenvolvido pela Andi, um dos nossos associados, é um exemplo pela prática desportiva e pelo alto rendimento.  A Federação Portuguesa de Andebol tem também o grande mérito de ter as portas abertas para a prática de andebol por todos"

DCS_6426

Joaquim Escada, representante da Federação Portuguesa de Andebol, aproveitou para falar do Andebol For all.

"Começamos em 2010, e passados quatro anos, há 18 clubes e instituições a praticar andebol por todo o país, há perto de 300 jovens com deficiência intelectual a jogar andebol, foram organizados inúmeros campeonatos nacionais e regionais", destacou. 

Com uma plateia animada e entusiasta, alguns jovens e atletas da Cercifaf abrilhantaram a cerimónia com um momento musical.

DCS_6449

Fausto Pereira, Presidente da INAS Portugal e da Andi-Portugal, finalizou a cerimónia, com a Declaração de Abertura, mas sem antes sublinhar o facto de estarmos perante um evento desportivo organizado pela 1ª vez em todo o mundo. 

"A Andi já organizou vários campeonatos, mas esta é a primeira vez que organiza um evento com a federação da modalidade. Apesar dos tempos difíceis, não tivemos que mudar o rumo, e juntos trabalhamos para a inclusão através do desporto", revelou.

DSC_3535

O 1º Campeonato Europeu de Andebol Adaptado começou esta manhã, com Portugal a vencer a França por 20-9. A final está marcada para sexta-feira, às 16h00, no Pavilhão Municipal de Fafe, e vai contar com a presença do Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, Emídio Guerreiro.

DSC_3533