Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

BLOGUE DO MINHO

Espaço de informação e divulgação da História, Arte, Cultura, Usos e Costumes das gentes do Minho e Galiza

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA E ALIMENTAÇÃO VISITA FESTA DA ORELHEIRA EM CABECEIRAS DE BASTO

O Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, visitou esta tarde de sábado, dia 25 de fevereiro a 21ª edição da Festa da Orelheira e do Fumeiro de Cabeceiras de Basto. 

16997892_1267001770053393_1947132120478988805_n.jpg

Acompanhado pelos presidentes da Câmara e da Assembleia Municipal, Francisco Alves e Joaquim Barreto, respetivamente, pelo diretor Regional da Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Serra Cardoso, vereadores Alfredo Magalhães e Mário Leite, presidentes de Junta de Freguesia do Arco de Baúlhe e Vila Nune, de Cabeceiras de Basto e de Refojos de Basto, Outeiro e Painzela,  entre outros autarcas e convidados, o Secretário de Estado visitou o certame tendo cumprimentado todos os produtores/expositores com quem trocou impressões sobre a atividade, suas oportunidades e constrangimentos.

À comunicação social, o governante falou da política de incentivos que o Ministério da Agricultura tem em curso ou em vias de lançar, designadamente apoios específicos para os jovens agricultores e outros empresários ligados ao mundo rural.

A Festa da Orelheira e do Fumeiro arrancou ontem e prolonga-se até segunda-feira no Pavilhão Desportivo de Refojos, uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto.

A tarde de hoje foi animada pelo Grupo de Bombos de Vilela ‘Os Amigos da Galhofa’ da Associação Vilela com Vida e pelo Grupo de Concertinas S.D.F. de Cabeceiras de Basto, estando a noite a cargo dos Cavaquinhos da Raposeira e dos Cantares ao Desafio com Maria Celeste, Lopes de Travassô e Carvalho de Cucana.

Amanhã, a partir das 14h30, realiza-se o tradicional Leilão de Orelheiras, ação que garante lotação esgotada do recinto da festa.

Durante a tarde a animação estará por conta do Jogo de Pau de Abadim da ARDCA - Associação Recreativa, Desportiva e Cultural de Abadim, do Grupo Folclórico de S. Nicolau de Cabeceiras de Basto e do Grupo Folclórico S. João Batista de Cavez.

Integrada na iniciativa dos ‘Fins de Semana Gastronómicos’ do Turismo do Porto e Norte de Portugal, através da adesão de diversos restaurantes do concelho que neste fim de semana vão servir a orelheira com grelos e outro fumeiro, esta festa pretende continuar a defender, a valorizar e a apoiar os produtores e a promover os produtos locais, as pessoas e o concelho.